Natura Musical apresenta "Trem Negreiro", novo álbum do grupo Trem Tan Tan, com show comemorativo



Foto: Lucas Bois

O grupo musical mineiro Trem Tan Tan, conhecido nacionalmente pela luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento mental na sociedade, acaba de lançar o seu novo álbum, Trem Negreiro, patrocinado por Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  As músicas já podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais e o clipe da canção que dá nome ao trabalho está disponível no YouTube. O show comemorativo será realizado no dia 26 de setembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 - 7º Andar - Centro, Belo Horizonte), com as participações especiais de Tom Nascimento, Raphael Sales, Everton Coroné e coral Fora da Caixa, que marcam presença em canções do novo trabalho. A iniciativa conta também com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura e a entrada é gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla.

O álbum tem coordenação artística do multiartista Babilak Bah e direção musical e arranjos do talentoso trombonista Leonardo Brasilino, com arranjos de base de um dos seus participantes, Mauro Camilo.  As composições do novo trabalho do grupo Trem Tan Tan passeiam por diversos ritmos brasileiros. "As canções perpassam o frevo, ijexá, samba e funk-rock, destacando belas melodias, como a balada Pandemia dura que faz uma crônica do período do caos de saúde mundial que nos trouxe dor e solidão. Já No morro mora gente boa retrata o cotidiano das periferias brasileiras e faz a denúncia da violência policial nos morros da cidade. Outra música em destaque é o funk-rock Os meus remédios têm dupla personalidade, que retrata o quanto os medicamentos e os efeitos colaterais, não passam de verdadeiras drogas e chamam a atenção para o uso e abuso na sua indicação e uso.  No repertório também há espaço para o lirismo e canções românticas que abordam os dramas do coração como no samba canção Isaura e o samba-rock Samba sentimental. Já o ijexá que batiza o álbum convoca para a celebração da alegria, da cultura do autocuidado, além da conexão com a ancestralidade com a música título: Trem Negreiro, relata Babilak Bah.

Oito das dez canções que ilustram o álbum Trem Negreiro foram compostas pelo coletivo Trem Tan Tan e outras duas são parcerias com poetas da cena literária de Belo Horizonte: Wir Caetano e Cândidos Kamayurá.  O novo trabalho conta com participações especiais. "Tom Nascimento compartilha o seu talento na música A voz do Bispo; Raphael Sales em Gentileza nessa dança, A voz do Bispo, Não me calo nem pranto, e No morro mora gente boa; Victor Melo participa nas canções Pandemia dura e Isaura. Já a música que dá nome ao álbum conta com os musicistas Cassiano Luiz, Jorge Bonfá, Almin Bah, Gilson júnior, Everton Coroné e Pablo Cavaquinho, além do coral "Fora da Caixa, formado por cidadãos com sofrimento mental, com direção de Tata Santana", destaca o coordenador artístico do Trem Tan Tan.

Babilak Bah destaca a importância do álbum. "O novo trabalho autoral do coletivo vem coroar duas décadas de resistência, luta política e inclusão através da cultura, provocando reflexões sobre a loucura e a questão étnico racial com letras e melodias que estabelecem uma sintonia com a atualidade da revisitação histórica e a reivindicação pela cidadania, direitos e equidade que marca a sociedade brasileira", diz.

O lançamento do álbum Trem Negreiro, do grupo Trem Tan Tan foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado da Casa Sonora, Djalma Ramalho, Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Tavinho Leoni. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Todo o material pode ser visto e ouvido pelas nas redes sociais do coletivo Trem Tan Tan:

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274

Sobre o Trem Tan Tan

O Trem Tan Tan é um coletivo de compositores surgido nas oficinas de música e artes da política de saúde mental de Belo Horizonte. O grupo já participou de vários projetos culturais do estado de Minas Gerais e em inúmeros espaços culturais do país levando a bandeira da criatividade e da luta antimanicomial, tornando-se referência para cidadãos e outros grupos excluídos no campo da saúde mental no Brasil.

Desde 2019, o coletivo Trem Tan Tan se prepara para esse momento, depois de atravessar por um processo de imersão subjetiva e auto avaliação crítica a partir de sua trajetória, além de participar de oficinas com vários artistas da cena local com a perspectiva de avanço de sua linguagem na busca de aprimoramento técnico, ao realizar uma jornada que envolve ensaios contínuos, oficinas de criação para ampliar o processo de composição além de promover discussões sobre a loucura e a cidade, ao atravessar esse longo processo de investigação musical.

Ficha Técnica do show de lançamento:

Trem Tan Tan: Mauro Camilo, Marcos Evando, Marcos Alexandre, Rogéria Ferreira e   Babilak Bah

Músicos suportes: Almin Bah, Leonardo Brasilino, Jorge Bonfá. Gilson Junior e Buiu

Participações especiais: Tom Nascimento, Raphael Sales, Victor Melo e coral Fora da Caixa

Produção: ZenPreto Produções

 

Serviço

Show de lançamento de "Trem Negreiro", novo álbum do grupo Trem Tan Tan

26 de setembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Feluma - Alameda Ezequiel Dias, 275 - 7º Andar - Centro, Belo Horizonte

Entrada franca, necessário retirar ingressos previamente pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/86680/d/215338/s/1451692

Para quem não puder prestigiar presencialmente, o show será transmitido ao vivo pelo YouTube

 

Produção: ZenPreto Produções

Patrocínio:

Natural Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura

 

Trem Tan Tan nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274

 


Não contém vírus.www.avast.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas