Casos de sucesso do HCN e Hetrin são apresentados na 84ª Semana Brasileira de Enfermagem

Trabalhos apresentados no evento são práticas e resultados bem-sucedidos aplicados dentro das unidades hospitalares

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | 84ª Semana Brasileira de Enfermagem
84ª Semana Brasileira de Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

Profissionais dos hospitais estaduais do Centro-Norte Goiano (HCN) e Trindade (Hetrin), unidades do governo de Goiás, com gestão do IMED (Instituto de Medicina,Estudos e Desenvolvimento), apresentaram trabalhos científicos na 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que aconteceu de 12 a 20 de maio e teve como tema central “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”. O evento ocorreu na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

Para relatar sobre ações de sucesso que ocorreram no Hetrin, a enfermeira de Educação Permanente, Roseli Lopes fez uma apresentação do trabalho “Onboarding como Estratégia para Atração e Retenção de Profissionais de Enfermagem em Hospital Público de Goiás”. Além dela, o trabalho contou com a coparticipação de Ângela Chagas, Adelson Júnior, Estéfany Izidorio e Rebeca Queiroz.

Representando o HCN, a enfermeira de Educação Permanente, Estéfany Izidorio realizou duas apresentações. A primeira falou sobre a metodologia ‘On-the-job’ como estratégia de desenvolvimento da equipe de enfermagem na prevenção e tratamento de feridas, e contou com a coparticipação de Ângela Chagas, Adelson Júnior, Murilo Pereira e Roseli Lopes.

Já a outra apresentação trouxe o tema “Software Automatizado como Estratégia para Gestão de Ocorrências Relacionada com Profissionais de Enfermagem” e contou com a coparticipação de Ana Maria Tomaz e Henrique Sousa.

A experiência positiva do Gigante do Norte no desenvolvimento de ferramentas para diminuir, com êxito, o absenteísmo das primeiras consultas reguladas do ambulatório de cirurgia foi tema da apresentação de Marcelo Ramos, gerente da Oncologia do HCN, com coparticipação de Getro Pádua e Raelmá Magalhães, no painel “Agendamento Cirúrgico Ambulatorial: Um Hospital Estadual de Goiás”. 

Ainda pelo HCN foi apresentado o trabalho sobre “Navegação em Oncologia: Segurança para o Paciente no Diagnóstico e Tratamento Oncológico”, com coparticipação de Estéfany Izidorio e Rafael Albuquerque. O tema disserta sobre a padronização de processos assistenciais e administrativos com uso de tecnologias para acompanhar os pacientes com suspeita ou diagnosticados com câncer, durante as diversas fases do tratamento.

Todos os trabalhos foram orientados pelo enfermeiro, mestre e diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha. Para ele, o principal objetivo do Imed é oferecer saúde de excelência, humanizada, segura e de qualidade a todos. “Apresentar experiências bem-sucedidas de projetos desenvolvidos nos hospitais em um evento de suma importância como este é uma forma de compartilhar conhecimento e estimular os profissionais e instituições, além de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido com afinco pelos nossos times. É um grande prazer e reconhecimento poder participar e agregar experiências e resultados com outros profissionais da enfermagem do Estado de Goiás”, ressalta o diretor.

 

Educação Corporativa

O Imed, organização social que gere as unidades hospitalares, possui o projeto de Educação Corporativa que tem o objetivo de desenvolver as lideranças que já estão consolidadas, bem como aquelas que apresentam potencial para sucessão, garantindo práticas humanizadas dentro dos hospitais.

A iniciativa do Imed para Educação Corporativa visa estabelecer competências para o negócio, envolver as lideranças em processos educacionais, além de implantar uma cultura em que o ensino e a aprendizagem possam acontecer em qualquer lugar de maneira que se adapte ao cotidiano da equipe hospitalar.

Para Ângela Chagas, diretora de Gestão de Pessoas do Imed, é muito gratificante ter o engajamento da equipe na pesquisa e aprimoramento dos processos assistenciais. “A organização como um todo ganha ao compartilhar, no meio acadêmico, as ações de destaque da equipe. Além, é claro, de viabilizar o reconhecimento para os profissionais envolvidos”, destaca Adelson Júnior, gerente de Gestão de Pessoas do Imed.

 

Assessoria de Comunicação

Texto/Foto: Yasmin Bernardes - yasmin@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas