Lago do Descoberto atinge capacidade máxima e verte

O manancial é responsável por 60% do abastecimento do DF

 
Foto: Cristiano Carvalho.

A Caesb informa que o nível da Barragem do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal, atingiu 100% de sua capacidade e verteu no final da tarde de ontem (21/02). O maior manancial da Companhia, de onde são captados cerca de 4 mil litros/segundo de água, alcançou sua cota máxima de 1.030 metros.  

A notícia é excelente, mas a população também precisa fazer a sua parte. O uso racional da água deve ser uma atitude a ser adotada por todos. Mesmo com o reservatório cheio, a população não pode descuidar e desperdiçar este bem natural. O volume de água usado por cada morador pode impactar diretamente no abastecimento à população.

Para o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, a Caesb tem trabalhado de forma ininterrupta para garantir a segurança hídrica no DF, tanto em termos de quantidade como de qualidade. "Além de todas as ações tomadas pela Companhia, é essencial que a população faça a sua parte utilizando água de forma consciente, evitado desperdícios", reforça o diretor.  

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d'água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueira.

Dicas para uso racional de água    

A Caesb sugere que a população deva manter os bons hábitos de preservação do bem mais precioso para o meio ambiente: a água. Confira algumas dicas para seguir:

 • Verificar regularmente possíveis vazamentos em casa;  

• Irrigar as plantas com regador ao invés de mangueira;  

• Quem tem áreas externas, preferir plantas nativas do Cerrado, que são mais resistentes e demandam menos água;  

• Usar aeradores de torneira que consomem menos água;  

• Retirar os restos de comida da louça a ser lavada e usar uma bacia para colocar a louça enquanto passa o sabão. E enxaguar todas de uma vez;  

• Quem tem piscina, mantê-la coberta fora do período de uso;  

• Usar baldes para lavar o carro e janelas, etc.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas