Abertas as inscrições para a 4ª turma do Curso Preparatório para Postulantes à Adoção EAD



Conteúdo completo em EAD para postulantes à adoção de todo país é disponibilizado pela Pontes de Amor ; em Uberlândia, curso é presencial. 
Estão abertas até 9 de junho de 2023, as inscrições para 4ª turma do Curso Preparatório para Postulantes à Adoção – EAD, exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente a todos os que estão no processo de habilitação para adoção. O curso, na modalidade a distância, é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude – COINJ, em parceria com a Pontes de Amor e Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).
“O conteúdo é da Pontes de Amor e hoje é disponibilizado para todo o Brasil, com a mesma qualidade de material, vídeo aulas, textos complementares, atividades reflexivas e testes avaliativos de desenvolvimento. O curso EAD precisa ter adesão do juiz e vale apenas para as localidades em que as comarcas não consigam ministrar presencialmente o curso. Mais de 6.500 pessoas já se beneficiaram e as devolutivas são extremamente positivas”, afirma a diretora técnica da Pontes de Amor, Sara Vargas.
Como acessar o curso
Para fazer o Curso EAD “Preparatório para postulantes à adoção” basta acessar www.siga.tjmg.jus.br e clicar em “PEDIR INSCRIÇÃO EM CURSO”. Na página de inscrições, localizar o nome da aula e em “Inscrições abertas – clique aqui”. Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso. A confirmação de acesso ao curso pode ser verificada no www.siga.tjmg.jus.br clicando no ícone “Painel do Estudante”, em até dois dias úteis após o pedido de inscrição. Para o EAD, o participante não precisa ter dado entrada com pedido na Vara da Infância e da Juventude e pode realizar seu próprio percurso de aprendizagem, devendo concluir a capacitação em até 30 dias após iniciá-la.
O curso tem carga horária de 21 horas/aula. O ambiente virtual do curso estará acessível do dia 10 de junho até o dia 30 de junho de 2023. Os participantes que não finalizarem a capacitação completa serão considerados reprovados.    
Para obtenção do certificado da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes é necessário ter atingido, no mínimo, 75% de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso. Basta clicar no botão “Gerar certificado” que estará disponibilizado na seção “Encerramento do curso”.
Curso presencial