Comper

Hetrin finaliza 2025 com mais de 230 bolsas de sangue coletadas

Ações realizadas em parceria com a Rede Hemo podem salvar até 924 vidas e reforçam a importância da doação voluntária

 

Doação de sangue no Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), contribuindo para salvar vidas com um gesto de solidariedade com 230 bolsas de sangue coletadas.

No Comitê Transfusional do Hetrin, o lema “Seu tipo de sangue é o tipo certo de alguém!” reforça a importância de participar desse gesto. (Foto: Débora Alves/IMED)


 

Ao longo de 2025, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás com gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou três ações de doação de sangue em parceria com a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), que disponibiliza sua unidade móvel para realização das coletas.

Com o total de bolsas coletadas, cerca de 924 vidas podem ser salvas por meio do gesto de solidariedade de pessoas que dedicam pouco mais de 30 minutos para todo o processo. Após uma triagem inicial, a coleta dura de 8 a 12 minutos, e o doador já pode seguir sua rotina, devendo apenas evitar atividades físicas no dia da doação.

“Encerramos 2025 com um marco que nos enche de orgulho, mais de 230 bolsas de sangue coletadas ao longo do ano. Esse resultado não é apenas um número, é um ato de amor ao próximo multiplicado por cada doador que passou pelo Hetrin. Só tenho a agradecer a todos os nossos doadores, que são verdadeiros heróis anônimos. Seguimos comprometidos em fortalecer a cultura da doação e ampliar ainda mais esse gesto que salva vidas todos os dias”, destacou Jennifer Fernandes, coordenadora de laboratório e vice-presidente do Comitê Transfusional do Hetrin.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 1,4% da população brasileira é doadora de sangue. Embora o país esteja dentro da faixa recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1% e 3% da população, os números ainda precisam aumentar, especialmente porque em períodos como férias e feriados as doações diminuem devido ao aumento de viagens, ocasionando redução nos estoques.

Doações de sangue em Goiás

Em Goiás, a Rede Hemo é responsável pelo abastecimento de 223 unidades de saúde em todo o Estado, incluindo o Hetrin, que ainda não tem Agência Transfusional própria, mas que, ao término das obras de reforma e expansão da unidade, passará a contar. Essa atuação da Rede Hemo garante que qualquer pessoa que necessite de transfusão tenha acesso ao tratamento.

Campanhas de doações como as realizadas pelo Hetrin permitem que novas pessoas façam suas doações, como é o caso da Geovana Ribeiro. “Realizei aqui no Hetrin hoje minha primeira doação de sangue. Eu estava nervosa e com medo quando cheguei, mas no momento da coleta a equipe foi maravilhosa, me deixou muito calma e, ao contrário do que eu pensava, a doação foi bem tranquila. Não dói, e depois dessa experiência maravilhosa com certeza doarei mais vezes para ajudar mais vidas”, afirma a doadora.

As tipagens sanguíneas A negativo, B negativo, O negativo e AB negativo são as mais usadas em emergências, sendo o tipo O negativo considerado universal, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Porém, independentemente do tipo sanguíneo da pessoa, todas as doações são muito bem-vindas e importantes.

Como ser doador?

O processo de doação de sangue é rápido e simples. Os voluntários devem pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis) e estar em boas condições de saúde. Interessados podem agendar sua doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone gratuito 0800 642 0457. A doação de sangue é um ato de solidariedade onde uma bolsa pode salvar até quatro vidas. No Comitê Transfusional do Hetrin, o lema “Seu tipo de sangue é o tipo certo de alguém!” reforça a importância de participar desse gesto que oferece esperança a quem mais precisa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem