Comper

HMB recebe menção honrosa em prêmio estadual pelas boas práticas ambientais

  Projeto “Guardiões dos Resíduos” reduziu em 41% o volume de lixo e 77% as emissões de CO, reforçando o compromisso do HMB com a sustentabilidade

Representantes dos setores envolvidos no projeto e membros da diretoria do HMB posam juntos após o reconhecimento no Prêmio Amigo do Meio Ambiente

A conquista representou o trabalho de diversos setores que aplicaram treinamentos e desenvolveram o método responsável pelo resultado. (Foto: Reprodução/IMED).


O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – conquistou Menção Honrosa na 18ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. O reconhecimento foi obtido com o projeto “Guardiões dos Resíduos”, que aprimorou o gerenciamento e o monitoramento do material hospitalar descartado na unidade.

A iniciativa também foi selecionada para exposição em pôsteres durante o I Simpósio Clima e o XVIII Seminário Hospitais Saudáveis, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de outubro de 2025. “A sustentabilidade faz parte do nosso compromisso com a saúde pública. O projeto demonstra que é possível unir cuidado assistencial e responsabilidade ambiental, reduzindo impactos e otimizando recursos”, afirma Getro Pádua, diretor-geral do Hospital Municipal da Brasilândia.

Responsabilidade com o descarte correto

Implantado em 2024, o projeto resultou na redução de 41,3% do volume total de resíduos e 77% nas emissões de gases de efeito estufa (CO), além de ampliar a destinação correta de materiais recicláveis. A ação envolveu equipes de todos os setores do hospital, com a criação de grupos de referência, os chamados “Guardiões dos Resíduos”, responsáveis por acompanhar os indicadores e promover boas práticas ambientais no dia a dia da instituição.

Além de reduzir significativamente o volume de lixo e os riscos ocupacionais, a iniciativa fortaleceu a cultura institucional de sustentabilidade, envolvendo mais de 80% das equipes setoriais em ações de conscientização e treinamento. “O grande diferencial do projeto foi o engajamento de todos. Cada equipe assumiu o compromisso de fazer a diferença no manejo dos resíduos, e isso se refletiu nos resultados que alcançamos”, conta Carla Ribeiro de Souza, supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH).

Reconhecimento

Todos os anos, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reconhece as organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. Esta foi a segunda menção honrosa recebida pelo HMB; a primeira vez ocorreu em 2024. Ano passado a unidade também foi palco da Virada Sustentável, evento que incentivou práticas saudáveis e orientou a população sobre medidas importante para preservação do meio-ambiente.

Além disso, periodicamente são realizados treinamentos na instituição sobre práticas que visam a sustentabilidade. “Esse tema é muito importante para nós. Como unidade de saúde, precisamos demonstrar e sermos exemplos para a sociedade”, observa Carla.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem