Com média de 1.700 procedimentos ao mês, unidade se destaca por atender casos que necessitam de anestesia
![]() |
| Equipe composta por médicos e enfermeiros atendem de segunda à sexta-feira e em plantões especiais. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/IMED) |
O Hospital Municipal da
Brasilândia (HMB) Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada
pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), chegou à marca de
25 mil exames de endoscopias realizados em 14 meses. A iniciativa começou em
setembro de 2024 e atende pessoas de todas as regiões de São Paulo, reguladas
por meio do Sistema Integrado de Gestão da Assistência (SIGA), após
encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Alcançar a marca de 25 mil
endoscopias é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe. Esse resultado
mostra nosso compromisso com um atendimento humanizado e de alta qualidade.
Seguimos trabalhando para garantir que pacientes de todas as regiões de São
Paulo tenham acesso ao cuidado que merecem”, conta Getro Pádua, diretor-geral
do HMB.
25 mil vidas transformadas
Adriana Cetra de Assis
Tessima, de 52 anos, moradora do bairro do Limão, foi a paciente do exame de
endoscopia número 25.000 realizado no HMB. Ela necessitou do procedimento após
relatar ao médico da UBS sobre as dores no estômago e episódios recorrentes de
azia. Assim que descreveu os sintomas, o agendamento foi realizado de forma
rápida e, em poucos dias, ela já estava com a data definida para a realização
do exame.
Ela destacou a qualidade do
atendimento e o acolhimento recebido desde o primeiro contato. “Eu só tenho a
agradecer ao Hospital da Brasilândia. Toda a equipe foi muito acolhedora,
solidária e atenciosa. Tudo aconteceu de forma rápida, organizada e com muita
empatia. Parabéns pelo trabalho e que venham muitos anos ajudando outras
pessoas como me ajudaram”, afirmou.
Tecnologia e estrutura para
servir a população
Iniciado em setembro de 2024,
o Projeto Endoscopia conta com uma estrutura de 3 salas de procedimento, além
equipes médicas, administrativas e de enfermagem. Atualmente os atendimentos
ocorrem de segunda à sexta, das 7h às 19h. De forma intercalada, são realizados
plantões especiais durante 24h por duas vezes na semana. O Sistema Optix
permite fornecer laudos de exames de forma ágil ao paciente, que os visualiza
imediatamente via QRCode.

.jpg)

.gif)
