O amor está no ar... e nas vitrines também! Celebrado no próximo dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelo comércio e serviços no primeiro semestre do ano. Muito além das demonstrações de afeto, o período movimenta milhões em vendas e impulsiona a economia em diversos segmentos.
De acordo com o levantamento realizado pela CDL Uberlândia durante o mês de maio, 96,4% dos consumidores locais pretendem presentear na data mais romântica do ano, um aumento percentual de 17,56% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os itens com maior procura neste período são: roupas (28%), acessórios (18,8%), perfumes e cosméticos (18,2%), programas românticos (9,1%), calçados (9,1%), chocolates ou cestas temáticas (6,1%), eletrônicos e eletrodomésticos (6,1%), vale-presentes (2,3%) e flores (2,3%).
Quanto ao valor do presente, 37,8% dos apaixonados devem desembolsar de R$101 a R$200, 22% gastarão de R$201 a R$300; 18,2% investirão acima de R$300; 15,9% de R$51 a R$100 e 6,1%, até R$50. O que representa um aumento de 68% de consumidores que presentearão acima de R$ 200,00 em comparação ao mesmo período de 2024.
Sobre os fatores que mais influenciam na decisão de compra, 39,4% dos entrevistados apontaram a qualidade do produto como determinante. Em seguida, 17,4% destacaram promoções e descontos, enquanto 16,7% consideram o preço como prioridade. Outros 11,4% levam em conta a credibilidade da marca, 10,6% valorizam um bom atendimento, 3% citaram a localização da loja. Já para 1,5%, a facilidade de pagamento é o fator decisivo.
Quanto à organização das compras, 59% pretendem realizá-las na semana dos namorados; 30% com mais de 15 dias de antecedência e 11% deixam para a véspera da data.
Sobre o hábito de pesquisar preços, a sondagem revelou que
68,9% dos consumidores adotam essa prática; 28,1% o fazem ocasionalmente,
enquanto 3% nunca pesquisam antes de comprar.
Além dos presentes, 62% dos namorados organizarão algum tipo de encontro especial. Este ano, os planos preferidos entre os casais são: restaurantes (67,4%), programas em casa (9,1%), hotéis e motéis (7,6%), viagens de fim de semana (3,8%), e cinema (1,5%). Os demais respondentes (10,6%) citaram outro tipo de experiência a dois.
Em 2024, planejar algum tipo de programa romântico era a intenção de 80% dos entrevistados, ou seja, há uma queda de 29 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A abordagem promocional mais atrativa entre os entrevistados é: descontos (64,4%), compre 1 e leve 2 (10,6%), frete grátis (9,1%), brindes (8,3%) e sorteios/concursos culturais (7,6%).
“Com planejamento, criatividade nas campanhas e uma boa experiência de compra — tanto no físico quanto no digital — o varejista consegue aumentar o ticket médio e fortalecer o relacionamento com o público. É o momento ideal para ações promocionais, parcerias e lançamentos que toquem o emocional do consumidor. Investir nessa data com inteligência comercial é garantir visibilidade, engajamento e resultado. O amor movimenta a economia e o varejo sente isso diretamente nas vendas", ressaltou a superintendente da CDL Uberlândia Lécia Queiroz.
CDL IMPULSIONA DIA DOS
NAMORADOS COM SORTEIOS DE BIKES ELÉTRICAS E VALES-COMPRAS INSTANTÂNEOS
As empresas associadas à CDL contam com um reforço especial
para alavancar as vendas no próximo dia 12 de junho.
A campanha Presente da Sorte 2025 está sorteando mais de R$
50 mil em prêmios, incluindo mais de 40 vales-compras de até R$ 500 e três
bicicletas elétricas.
Para participar, basta baixar o aplicativo da CDL Uberlândia,
cadastrar seus dados e escanear o QR Code da campanha nas lojas participantes
para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia conta com o apoio do Sebrae e
o patrocínio das empresas: Café Cajubá, Claro, Costa Moraes, Amanco, Maiore,
Multi Imobiliária, MS Eletric, Sicoob Aracoop, OBDC Contabilidade, Coca-Cola
Uberlândia Refrescos, Líder FM e Zapi Impermeabilizantes.
5 ESTRATÉGIAS PARA
VENDER MAIS NO DIA DOS NAMORADOS 1. Crie ofertas e
kits especiais
·
Monte
combos temáticos (ex: “Kit Amor & Chocolate”).
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Ofereça
descontos progressivos (“na compra do 2º item, ganhe 20% off”).
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Inclua
embalagens românticas grátis.
2. Decore sua loja com tema
romântico
·
Use
corações, luzes e flores no ponto de venda.
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Para
e-commerce, personalize o visual do site ou redes sociais com a temática.
3. Aposte no Marketing
Digital
·
Faça
campanhas no Instagram e WhatsApp com produtos em destaque.
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Use
contagem regressiva e “últimas unidades” para criar urgência.
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Incentive
conteúdo gerado pelo cliente com hashtags (ex: #PresenteDoAmor).
4. Ofereça Facilidades
·
Entrega
rápida ou no mesmo dia é diferencial decisivo.
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Tenha
opções de vale-presente digital (útil para compras de última hora).
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Formas
de pagamento variadas: parcelamento, Pix com desconto etc.
5. Treine sua equipe
·
Atendimento
mais caloroso e sensível ao momento.
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Prepare
os vendedores para sugerirem ideias de presente conforme o perfil do cliente.