Em 2024, o mercado de franquias no Brasil apresentou um crescimento importante, com aumento nominal de 13,5% no faturamento, atingindo R$273 bilhões. Esses resultados, levantados pela pesquisa trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF), superaram as expectativas iniciais, que estimavam um aumento de 10% ao longo do ano.
Esses números refletem a resiliência do setor de franquias diante de um cenário econômico desafiador, consolidando ainda mais o franchising como opção para empreendedores.
Além disso, a capacidade das franquias de inovar e se adequar às tendências do mercado é outro fator que explica o crescimento.
De natureza parecida com a das franquias, os modelos de licenciamentos também surgem como opção para quem quer empreender.
A partir disso, confira seis opções de franquias e licenciamentos para quem quer empreender.
Maria Gasolina Express
A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 150 franqueados espalhados por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out agradável e área de convivência com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e comer as suas refeições no local. O papel do franqueado é administrar o ponto comercial - o que pode ser feito em qualquer horário.
Mr. Mart
A Mr. Mart é uma rede de minimercados autônomos que faz parte de um grupo com mais de 19 anos de experiência neste segmento. As unidades operam sem funcionários e oferecem um mix de produtos que podem variar de acordo com a região de atuação de cada investidor. Além disso, toda a estrutura de pagamentos e operação é feita com tecnologia de última geração e já conta com o apoio da Inteligência Artificial. As lojas podem ser abertas dentro de condomínios, empresas e outros pontos comerciais.
Vintimtim
Com taças individuais de poliestireno reciclável e selo de alumínio, a Vintimtim é uma rede de licenciamentos que reinventou o consumo de vinho, oferecendo seis variedades (tinto, branco e rosê) em doses únicas. Mais que conveniência, a marca promove acesso sem comprometer qualidade. Além disso, oferece o modelo de licenciamento para investidores, semelhante ao sistema de franquias. O investimento é acessível e não requer experiência prévia para quem quer começar a empreender. Além disso, não necessita investimento em ponto fixo e o modelo pode ser itinerante.
Sua Coxinha
Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Hyperlocal Franquia
A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida.
Turquesa Esmalteria e Beleza
Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Esmalteria e Beleza é líder no mercado de beleza, especialista em serviços de manicure e alongamento de unhas. A empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de franquias de beleza.
A Turquesa Esmalteria e Beleza também é uma marca associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, entre 2019 e 2022, recebeu a certificação de franquia internacional pela mesma associação. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a expansão internacional.