Foi lançada nesta terça-feira (11) a norma técnica ABNT NBR 17225, que estabelece requisitos para tornar websites mais acessíveis a pessoas com deficiência e outras necessidades. O documento, coordenado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br|NIC.br), foi desenvolvido ao longo de dois anos e reúne diretrizes baseadas nos mais atuais padrões internacionais.
Reinaldo Ferraz, gerente de projetos do Ceweb.br|NIC.br e coordenador dos trabalhos, destaca o impacto da nova norma: "Ao reunir os mais atuais padrões mundiais para acessibilidade digital, ela nos coloca à frente de outros países em relação ao tema. É, sem dúvida, um marco para o Brasil."
A norma define 146 orientações sobre interação por teclado, uso de imagens, cores, formulários e outros aspectos essenciais para garantir que sites sejam navegáveis por todas as pessoas. Além de beneficiar os quase 19 milhões de brasileiros com deficiência, segundo o IBGE, a medida amplia a inclusão digital para idosos, pessoas com limitações temporárias e indivíduos com baixo letramento digital.
O conteúdo completo da norma pode ser consultado gratuitamente no site da ABNT: https://abnt.org.br/normalizacao/normas-publicadas/