HEF recebe visita de gestantes como parte do Projeto Acolher

A iniciativa promove informação de qualidade, integração emocional e cuidados para gestantes na busca por uma experiência de parto segura e positiva

HEF - Hospital Estadual de Formosa proporcionando um ambiente acolhedor para gestantes com o Projeto Acolher, unidade é administrada pelo IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento
HEF - Hospital Estadual de Formosa proporcionando um ambiente acolhedor para gestantes
 

Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás, reconhecido como referência em maternidade humanizada no município e entorno do Distrito Federal, deu início a uma nova iniciativa, o Projeto Acolher. O HEF, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), recebeu um grupo de gestantes para uma tarde de conhecimento e acolhimento. O objetivo principal do projeto é proporcionar informações de qualidade e promover a integração das gestantes com as equipes de saúde, reforçando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Receber essas gestantes é humanizar o atendimento, um pilar essencial do SUS. Estamos felizes em abrir nossas portas, apresentar nossa estrutura e equipe. Queremos que se sintam acolhidas e confiantes em todo o processo de gestação e parto. Nosso trabalho é esse: oferecer às futuras mães uma visão mais próxima do ambiente onde ocorrerá um dos momentos mais importantes de suas vidas: o nascimento de seus filhos. Além de prestar atendimento e assistência de excelência, servir às famílias de Formosa e região, e fazer a diferença na saúde de Goiás”, afirma Luciano Dutra, diretor do HEF.

A visita marcou o pontapé inicial do projeto. No primeiro momento, as gestantes foram calorosamente recebidas em uma roda de conversa, em ambiente acolhedor e propício para a interação. Nesse espaço, as futuras mães tiveram a oportunidade de se apresentar, compartilhando suas expectativas, questionamentos e experiências pessoais. Dúvidas também foram esclarecidas e as gestantes sentiram-se à vontade para expressar suas preocupações, contribuindo para um diálogo aberto e transparente.

Em seguida, elas tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Obstétrico (CO) e do Alojamento Conjunto (Alcon). As alas foram apresentadas, explicando os procedimentos realizados em cada espaço e os recursos de humanização disponíveis durante o processo de trabalho de parto. Além disso, as gestantes puderam tirar dúvidas e receber orientações sobre os cuidados pré e pós-parto.

Uma das gestantes visitantes, Ana Fortaleza, expressou a importância de ter a oportunidade de conhecer, antecipadamente, as instalações do HEF, além de ter à disposição uma equipe preparada para oferecer informações de qualidade, desmitificar medos e opiniões externas e oferecer suporte para o momento do parto.

HEF - Hospital Estadual de Formosa proporcionando um ambiente acolhedor para gestantes com o Projeto Acolher, unidade é administrada pelo IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento


“Foi muito importante para mim, como mãe de primeira viagem, esse momento de poder conhecer a unidade e tirar dúvidas. Nós recebemos muitas informações durante a gestação, estar aqui hoje e ter uma equipe para nos orientar e esclarecer algumas delas é muito importante para o tão esperado momento do parto", compartilhou Ana.

A informação de qualidade desempenha um papel crucial ao eliminar o desconhecido, reduzir a ansiedade e fortalecer a confiança das gestantes. Ao compreenderem os processos e recursos disponíveis, as gestantes estão mais bem preparadas para tomar decisões, participar ativamente das escolhas relacionadas ao parto e, consequentemente, vivenciar uma experiência mais segura e positiva no momento do nascimento de seus filhos.

A médica coordenadora do Centro Obstétrico, Dra. Mariana Landim, destacou a importância da visita como uma forma de desmistificar o ambiente hospitalar para as gestantes. "Muitas mulheres chegam aqui com medos e inseguranças. A visita prévia cria um elo de confiança entre a equipe médica e as gestantes, facilitando a comunicação e promovendo um parto mais tranquilo", afirmou a Dra. Mariana.

Ao compreender as expectativas, anseios e até mesmo as apreensões das mães, a equipe do Hospital Estadual de Formosa demonstra um compromisso integral com o bem-estar não apenas físico, mas também emocional das gestantes. Esse contato próximo e empático contribui para reduzir a ansiedade, promover um ambiente de confiança e proporcionar às mães a segurança necessária para enfrentar os desafios do parto e pós-parto. A atenção personalizada reflete não apenas a expertise técnica da equipe, mas também a dedicação em cultivar uma relação de cuidado e respeito, enriquecendo a jornada materna com apoio integral e sensibilidade. Esse compromisso em construir laços significativos fortalece a parceria entre a equipe médica e as mães, promovendo uma experiência de parto mais positiva e memorável.

 

Assessoria de Comunicação do HEF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas