Os principais métodos utilizados na regulagem de vazão de válvulas

 



O controle de vazão é uma das tarefas mais importantes em processos industriais que envolvem líquidos e gases

Em ambientes industriais que lidam com líquidos e gases, o controle preciso da vazão é uma peça fundamental para garantir eficiência operacional, segurança e qualidade nos processos. Compreender a importância dessa tarefa é crucial para as indústrias modernas que buscam maximizar sua produtividade.

O controle de vazão refere-se à gestão cuidadosa da quantidade de fluidos que passam por um sistema, seja ele líquido ou gasoso. Em processos industriais, esta tarefa desempenha um papel crucial na otimização de diversas operações, incluindo produção, mistura, transporte e distribuição.

Segundo Luiz Lorentz, supervisor de engenharia da Gemü, indústria de válvulas alemã, com unidade em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, o controle de vazão das válvulas consiste em medir e regular a quantidade de fluido que passa por uma tubulação ou sistema, garantindo que a vazão esteja dentro dos parâmetros desejados para alcançar os objetivos do processo.

“Uma das principais formas de fazer esse controle é com uma válvula de controle. As válvulas de controle de vazão são acionadas por um atuador que abre ou fecha a válvula de acordo com os sinais de um controlador.  O controlador recebe informações de um sensor de vazão ou de um medidor de vazão e ajusta a posição da válvula para manter a vazão dentro de um limite predeterminado”, explica o engenheiro.

 Segundo o especialista, quando se fala em regulagem automaticamente nos remetemos as válvulas industriais atuadas com algum tipo de controle, como posicionadores.

“Porém existem diversos fatores que influenciam no dimensionamento correto da válvula e consequentemente a regulagem da vazão dela”, diz Lorentz.

 Para fins de cálculo de vazão alguns pontos são extremamente importantes, que podem ser relacionados a parâmetros de construção da válvula, da operação e do fluido:

          Válvula: tipo da válvula, materiais de construção, normativas e diretivas locais;

          Operação: tamanho da tubulação, vazão nominal,

          Fluido: viscosidade, densidade, temperatura e pressão;

 

Depois de conhecido todos os parâmetros que influenciam na vazão da válvula industrial, a regulagem da mesma (sugestão para não deixar repetitivo) vai ser feita pelo controlador ou posicionador.

“É este equipamento eletrônico que recebe informação de outro componente (sensor, medidor de vazão, etc.) e devolve a informação ao atuador da válvula quanto ele deve abrir e/ou fechar para regular a vazão de acordo com os parâmetros do processo”, explica o engenheiro;

A pressão de operação ideal para uma válvula industrial específica deve ser determinada com base em vários fatores, mas podem ser resumidos em fatores de construção da válvula, como tamanho, normativas, materiais de construção, e/ou fatores de operação, como o tipo de fluido, a temperatura do fluido, a pressão da rede de ar e a vazão do fluido.

 Alguns sinais indicativos de que uma válvula industrial pode estar desregulada e requer ajustes incluem vazamentos, ruídos excessivos, flutuações de pressão e flutuações de temperatura.

“A Gemü disponibiliza no site materiais técnicos que auxiliam a identificação da pressão de operação de acordo com a válvula desejada e fornece orientações específicas para alguns setores que são os principais clientes da empresa, como indústria farmacêutica, indústria de alimentos e bebidas, indústria química e indústria de tratamento de água”, afirma.

 

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas