HCN realiza mais de 1.000 tratamentos com IA durante a campanha do Outubro Rosa

Unidade do governo de Goiás, em Uruaçu, ofereceu consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população

 

HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Outubro Rosa | Inteligência artificial no setor da saúde
Inteligência artificial fazendo parte da transformação digital no setor da saúde


Referência em tratamento oncológico em Goiás, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás, promoveu durante o mês de outubro, a campanha de conscientização com consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população de Uruaçu e da região centro-norte do estado. A ação fez parte da campanha Outubro Rosaque buscou conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o intuito de ampliar ainda mais o alcance da campanha de conscientização, foi criado um questionário, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA), para ser respondido e incentivar as mulheres a se cuidarem, através da realização de exames que permitem o diagnóstico de doenças antes mesmo de aparecerem sintomas, aumentando as chances de cura.

Ao todo, 1.605 pacientes responderam ao questionário pelo link da campanha e, dentre elas, 544 mulheres foram constatadas como elegíveis para realizar os exames de prevenção. Para tornar mais acessível a detecção precoce do câncer de mama, o HCN disponibilizou também os exames para as colaboradoras do hospital, que é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

Após o preenchimento do questionário, a equipe do Centro de Oncologia do HCN entrou em contato com as pacientes cadastradas para realizar o agendamento das consultas. Foram realizadas 762 consultas, 347 exames de mamografia e 291 exames de papanicolau, totalizando 1.400 atendimentos às mulheres goianas.

Segundo a coordenadora do Centro de Oncologia do HCN, Leiliane Camelo, a campanha Outubro Rosa realizada pelo hospital teve como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e também sobre o câncer do colo do útero, além de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Através do serviço de oncologia do HCN foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás. E, como somos referência no estado, ficamos muito felizes em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade, garantindo um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com sua ampla e confortável estrutura física”, ressalta a coordenadora do Centro de Oncologia.

 

HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Outubro Rosa | Inteligência artificial no setor da saúde
Paciente Bárbara Martins realiza tratamento em Uruaçu, de forma grauita pelo SUS.

Centro de Oncologia

O Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual, tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês e possui 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para o atendimento dessa especialidade, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico.

Além disso, o espaço conta com decoração personalizada e com 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente durante suas sessões. O centro oncológico conta também com o atendimento humanizado de diversos profissionais, proposta que permeia todo o hospital. A equipe multiprofissional do HCN oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social para os pacientes, além do acompanhamento do médico oncologista.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas