Curtas-metragens do gênero Experimental encerraram as exibições do Trakinagem em 2023

 

O Projeto Trakinagem - Cinema e Educação, uma iniciativa que inspira a criatividade e o talento de jovens cineastas, exibiu os curtas-metragens com o gênero Experimental produzidos por alunos neste último bimestre em uma sessão especial de cinema, que reuniu cerca de 580 pessoas, entre comunidade escolar, familiares, amigos e colegas dos homenageados.   

Os vídeos produzidos pelas crianças e jovens do Lar Espírita Maria Lobato de Freitas foram apresentados no dia 11 de dezembro, na Escola Municipal Jacy de Assis. Já as exibições dos curtas dos atendidos pela Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM), ocorreram no dia 12 de dezembro, na própria Associação.  

O instrutor do projeto, Cristiano Barbosa, expressou seu entusiasmo em relação ao resultado dos trabalhos. “Os estudantes experimentaram nessas últimas oficinas, ângulos e movimentações inusitadas da câmera, assim como da dimensão sonora, mas estendo os parabéns a todos os alunos que participaram desde o início do ano. Estou muito orgulhoso pela criatividade demonstrada nas oficinas. A conclusão desse projeto é um testemunho do potencial dos jovens talentos em nossa comunidade", afirmou o instrutor.

O estudante da ADVEM, Victor Melauro contou que foi muito divertido participar das oficinas. “Foi a realização de um sonho porque ser ator não é fácil. Aprendi a realizar filmes e sobre as diferentes linguagens que existem. Gostei muito de participar”, afirmou.

Mateus Pereira que também é da ADVEM disse que aprender a fazer filme é muito mais do que imaginava. “Dá para fazer com a câmera profissional, mas com celular e tablet também. Foi tão emocionante que não tem explicação”, ressaltou Mateus.

A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli Rodrigues, ressaltou que a parceria com o projeto 'Trakinagem Cinema e Educação' se integrou ao processo educacional de uma maneira ímpar, oportunizando aos alunos aprendizados diferentes, repletos de descobertas. "Este projeto não apenas aproximou os estudantes do cinema, como expandiu horizontes, fortaleceu laços entre a arte, a educação e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos pelo comprometimento e por ajudarem os alunos a reafirmarem para si mesmos o que são capazes de produzir”, disse.

Durante 2023, o Trakinagem alcançou 2.628 pessoas, sendo 128 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula cada, em sete diferentes instituições da cidade. Foram produzidos durante as atividades, 27 curtas-metragens de quatro gêneros cinematográficos trabalhados (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), além de 2.500 pessoas presentes nas exibições. Agora, será produzido um webinário com o objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas e as potencialidades de multiplicação da metodologia do projeto para mais jovens e educadores de Minas Gerais e todo o Brasil. 

O projeto Trakinagem Cinema e Educação é patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela produtora O Sopro do Tempo e Governo de Minas Gerais. Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sobre o Instituto Algar 

Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.   

Sobre a produtora O Sopro do Tempo 

Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 de ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 1 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas