HCN recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente durante Seminário Hospitais Saudáveis 2023

Coffee Sustentável, implantado na unidade de Uruaçu, foi reconhecido como uma das melhores iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente

HCN - Hospital Estadual do Centro-norte Goiano | Prêmio Amigo do Meio Ambiente | Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Prêmio Amigo do Meio Ambiente ao HCN na 16ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2023)


A participação do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), atual gestor do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, na 16ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2023), de 13 a 14 de novembro em São Paulo, teve um sabor especial: foi premiado entre os 15 cases selecionados no Brasil e único de Goiás, com o trabalho:  Alimentação saudável e sustentável: degustação de sabores e cultura regional. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Além da premiação, o HCN recebeu outra menção honrosa pelo trabalho excepcional realizado por meio do monitoramento ambiental automatizado, que contribui para o controle e otimização do consumo de água e energia elétrica no hospital. E o IMED recebeu também uma menção honrosa pelo estudo sobre "Impactos da ambiência com imagens e elementos da natureza em profissionais de saúde dentro de hospitais", trabalho esse implantado nos três hospitais estaduais gerenciados pelo IMED em Goiás: HCN, HEF e Hetrin.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o Seminário, realizado no Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo. Por dois dias, representantes e organizações da área da saúde estiveram reunidos para refletir propostas e trocar experiências sobre iniciativas nas áreas de energia, resíduos, clima e compras sustentáveis, tendo sempre como base o Programa de Saúde da COP 26 da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, a premiação busca também estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.

“Para nós, do IMED, é motivo de orgulho e comemoração termos sido selecionados entre os melhores cases do Brasil no mais importante evento de Hospitais Sustentáveis do Brasil, em meio a mais de 100 projetos enviados. Esse é só o começo de uma trajetória pautada nos princípios do ESG, e esse prêmio nos motiva a continuar implantando mais ações nas unidades que estão sob nossa administração”, comenta a diretora médica de sustentabilidade/ESG do IMED, Dra. Karina Pavão, que esteve presente no evento para receber o prêmio.

O SHS 2023 contou este ano com o apoio institucional do Hospital Israelita Albert Einstein e parceria da Saúde sem Dano, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e do Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SES-SP).

Coffee Sustentável

O projeto premiado foi desenvolvido pelo setor de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás, para o encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada em junho deste ano. O objetivo foi promover a alimentação saudável e sustentável com o uso de produtos regionais e de materiais biodegradáveis, evitando uso de plásticos, seguindo a proposta do evento que foi organizado pelo IMED em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto Federal de Uruaçu.

Todo o cardápio foi pensado com o objetivo de respeitar a sazonalidade de cada produto regional para realização das receitas. A equipe responsável aplicou técnicas dietéticas e alterou receitas tradicionais para promover um banquete com ingredientes locais, inspirando-se no livro ‘Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas’, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, além do uso de copos e pratos mais sustentáveis. Toda equipe ficou motivada com o resultado alcançado e pretende buscar uma produção ainda mais saudável e sustentável dentro do serviço.

 

Assessoria de Comunicação do IMED

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas