Sistema de alerta de rompimento de barragem que protege 300 mil vidas humanas vence o Prêmio Nacional de Inovação

       Rafael Portela, coordenador operacional; Carlos Humberto de Oliveira, diretor; 
            Pedro Flávio Portela, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento


Tecnologia da Televale, de Uberaba, única de Minas Gerais, foi reconhecida entre mais de três mil inscritos  

A empresa Televale, de Uberaba, teve seu potencial criativo e inovador reconhecido na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, e reuniu 56 finalistas indicados pelas melhores práticas em inovação em diversos setores econômicos. 

A iniciativa avaliou a capacidade de inovação de mais de três mil projetos de todas as regiões do país, número considerado recorde desde 2017, e reconheceu as melhores práticas do Brasil.  

Pela segunda vez como finalista, na categoria Médias Empresas - Inovação de Produto, a Televale, há 30 anos no mercado, foi campeã nesta edição com seu exclusivo sistema de alerta sonoro para barragens. De acordo com o diretor Carlos Humberto de Oliveira, a Televale possui soluções tecnológicas para proteger e salvar vidas, se destacando por desenvolver sistemas de alerta para evacuação de populações em casos de rompimento de barragens, utilizando sirenes eletrônicas sem fio de longo alcance. "Desde o lançamento deste sistema, em 2019, temos crescido expressivamente, conquistando uma parcela significativa do mercado nacional de sistemas implantados em barragens. O Brasil possui 219 usinas hidrelétricas. Destas, 38 já utilizam nossa tecnologia, o que representa 17,35% do mercado nacional de sistemas de Alerta à População em Massa, inclusive entre elas a 4ª maior usina hidrelétrica do mundo, 100% Nacional, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte”, conta.  

Segundo o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Pedro Flávio Portela, após os acidentes de Mariana e Brumadinho, a empresa desenvolveu este sistema de alerta sonoro de longa distância para evacuar a população em caso de rompimento de barragens. "A Televale hoje é a única empresa do Brasil que possui tecnologia 100% nacional. Todas as outras existentes no mercado são importadas, o que eleva muito seu custo e tempo de implantação. Nada mais justo que proteger e salvar vidas brasileiras com produto nacional. Esse sistema de alerta sonoro já se encontra implantado em 60 usinas hidrelétricas e cinco mineradoras em todo o país, protegendo aproximadamente 300 mil vidas humanas”, explica Pedro.   

PNI  

Consolidado como a principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, o Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade, da competitividade da economia nacional e do bem-estar dos brasileiros. Foi criado para incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.  

A premiação é voltada para empresas do setor industrial de todos os portes, que atuam no território brasileiro, além das micro e pequenas empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. "Estamos construindo aquilo que não tem mais volta, que é o mundo da inovação e da inteligência artificial. Esse esforço pela inovação, aliado à sustentabilidade e à inclusão social modifica a vida do Brasil e do planeta", disse o presidente do Sebrae, Décio Lima, durante cerimônia de premiação.  

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o prêmio reforça a importância de se valorizar a inovação no Brasil e representa uma oportunidade de iniciativas inovadoras serem apresentadas ao país e ao mundo. "Nesta premiação, notamos a enorme capacidade inovadora das empresas, dos pesquisadores e dos ecossistemas de inovação de diversas partes do país, o que mostra como o Brasil tem potencial para se destacar e como é importante investir em inovação”, afirma. 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas