Outubro Rosa: HCN promove campanha de conscientização com consultas e exames para prevenção do câncer de mama

Unidade do governo de Goiás, em Uruaçu, oferecerá consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população

 

IMED - Insituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Câncer de mama
Fachada do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Goiás


Conhecido mundialmente como o mês da saúde da mulher, representado pela cor rosa, outubro é marcado por ações afirmativas relacionadas, principalmente, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama – doença que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2021, a doença causou cerca de 50 mortes por dia – 18,2 mil vítimas somente no Brasil. Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Pensando nisso, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás referência em tratamento oncológico no estado, oferecerá consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população de Uruaçu e da região norte goiana. A ação faz parte da campanha Outubro Rosaque visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A fim de tornar mais acessível a detecção precoce do câncer de mama, o Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual, estará disponibilizando também os exames para as colaboradoras da unidade, que é gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

 

Outubro Rosa

De acordo com a coordenadora do Centro de Oncologia do HCN, Leiliane Camelo, a campanha Outubro Rosa realizada pelo hospital tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e também sobre o câncer do colo do útero, além de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Através do serviço de oncologia do HCN foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás. E, como somos referência no estado, ficamos muito felizes em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade, garantindo um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com sua ampla e confortável estrutura física”, ressalta a coordenadora do Centro de Oncologia.

Com o intuito de ampliar ainda mais o alcance da campanha de conscientização, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento criou um questionário, por meio do uso de Inteligência Artificial, para ser respondido pelas mulheres de Uruaçu e da região do entorno. A iniciativa busca incentivar as mulheres a se cuidarem, através da realização de exames que permitam o diagnóstico de doenças antes mesmo de aparecerem sintomas, aumentando as chances de cura.

Para preencher o questionário e saber se você precisa realizar os exames preventivos, basta acessar o link: https://bot.imed.social/outubro-rosa. As mulheres que não residem próximo de Uruaçu, ou na região centro-norte de Goiás, também podem responder as perguntas, mas necessitam buscar atendimento numa Unidade Básica de Saúde (UBS) em sua região para realizarem sua consulta e seus exames de rotina. O Centro de Oncologia do HCN também disponibilizou um número de WhatsApp para esclarecimento de dúvidas: (62) 3157-7153.

O questionário para cadastro e agendamento das consultas poderá ser respondido entre os dias 11 e 18 de outubro.

 

Centro de Oncologia

O Centro Oncológico do HCN tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês. Seu espaço conta com decoração personalizada e com 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente durante suas sessões. O centro conta também com o atendimento humanizado de diversos profissionais, proposta que permeia todo o hospital.

O espaço possui 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para o atendimento dessa especialidade, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico. Além disso, a equipe multiprofissional do hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social para os pacientes, além do acompanhamento do médico oncologista.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

O Gigante do Norte convida toda a comunidade para participar dessa importante campanha do Outubro Rosa, lembrando a todos que a prevenção e a conscientização são fundamentais na luta contra o câncer de mama.


Assessoria de Comunicação do HCN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas