Evento de mobilização, que contará com a presença de oncologistas pediátricos e oftalmologistas, será no sábado, 16
Setembro é um mês especial para a conscientização sobre o câncer infantil e juvenil e a campanha "Setembro Dourado" está empenhada em sensibilizar a sociedade sobre a importância da identificação precoce de tumores em crianças e adolescentes. Nesse sentido, o Uberlândia Shopping, em parceria com o Grupo Luta Pela Vida e o serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh (Hospital do Câncer em Uberlândia), realiza a campanha nacional “De olho nos olhinhos". Para alertar a população sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos, neste sábado (16), das 10h às 18h, o Uberlândia Shopping recebe um evento de mobilização que contará com a presença de oncologistas pediátricos e oftalmologistas para orientarem pais e cuidadores sobre os sinais do retinoblastoma e outros cânceres infantis. Também haverá distribuição de folders, pipoca e brindes para as crianças. O estande estará no piso1, em frente à NBA.
Retinoblastoma chega a 400 casos por ano
Dados do Ministério da Saúde apontam que este tipo de
câncer corresponde a 3% dos cânceres infantis, chegando à cerca de 400 casos
por ano e, geralmente, acomete menores de 5 anos. Aproximadamente 80% das
crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados
precocemente e tratados em unidades pediátricas especializadas com protocolos
cooperativos. Por isso, reparar nos detalhes do que acontece com os pequenos é
fundamental.
Um dos principais sintomas é a leucocoria, mais conhecida
como “olho de gato”, em que a criança desenvolve uma área branca e opaca na
pupila causada pela reflexão da luz e facilmente visível em fotos tiradas com
flash. Outros sinais que podem indicar a doença são: estrabismo, redução da
visão, vermelhidão e dor nos olhos. O acompanhamento com oftalmologista desde
os primeiros meses de vida é fundamental para o diagnóstico desta e outras
doenças oculares. “A campanha nacional é um alerta para pais, responsáveis
e cuidadores de crianças pequenas conhecerem os possíveis sinais e sintomas e
buscar avaliação oftalmológica rápida o suficiente para que a criança seja
diagnosticada com qualidade e precisão e tratada com menos toxicidade, para não
perder a visão e nem ter outras possíveis sequelas do tratamento e da extensão
da doença”, enfatiza a oncologista pediátrica do Hospital do Câncer em
Uberlândia, Anna Beatriz.
Para o coordenador de Marketing do Uberlândia Shopping, Yan Marques, o centro de compras abraça causas que promovam a prevenção, saúde e qualidade de vida. “Esperamos contribuir para a disseminação da informação, que é tão necessária para combater esta enfermidade”, diz Yan.
Serviço:
Campanha "Setembro Dourado: de olho nos olhinhos”
Data: 16/9/23 - sábado
Horário: das 10h às 18h
Local: Uberlândia Shopping - piso1 - em frente à NBA.
Sobre o Uberlândia
Shopping
Administrado
pela Saphyr Shopping Centers, o Uberlândia Shopping é a porta de entrada das
melhores marcas na região e referência em conforto, infraestrutura e
sustentabilidade. Com 195 lojas distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área
Bruta Locável, o empreendimento reúne as primeiras Starbucks, House of
Samsonite, Richards e Leroy Merlin da cidade, além de contar com grandes
âncoras como Centauro, Le Biscuit, Riachuelo, C&A e Renner, hipermercado
Carrefour, uma Praça de Alimentação completa, três restaurantes especiais e
cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD.
Localizado
na zona Sul, o Uberlândia Shopping é reconhecido pelas comodidades que oferece,
como Espaço Família, Espaço Cliente, bicicletário e 2.400 vagas de
estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais. Inaugurado em 2012, o
shopping center prioriza as práticas ESG desde sua construção, adotando
políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Saiba
mais em uberlandiashopping.com.br.