Três curtas produzidos no projeto Trakinagem são selecionados para o 1º Festival Internacional de Cinema e Educação

 


Fotocópia, Horta e Meteoro representarão Uberlândia no EducAção, que acontece de 20 a 22 de setembro em Curitiba

Três curtas-metragens do projeto Trakinagem, Cinema e Educação, produzidos por alunos das instituições parceiras Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) e Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU), unidade do bairro Canaã, foram selecionados para participar do 1º Festival Internacional de Cinema e Educação (EducAção).

O EducAção acontece de 20 a 22 de setembro, na Cinemateca de Curitiba, e tem como objetivo estimular a produção e circulação de obras audiovisuais produzidas em ambiente escolar, bem como discutir e refletir sobre a preservação da memória histórica e do audiovisual. 

Fotocópia, Horta e Meteoro foram dirigidos pelo instrutor Cristiano Barbosa no primeiro bimestre de 2023. A narrativa de cada um é muito criativa, traz um contexto divertido, produzido coletivamente. Os cenários usados foram os lugares disponíveis dentro e no entorno das instituições parceiras. 

O Fotocópia, por exemplo, é um filme de ficção que aborda o dilema de dois garotos, Vitor e Heitor, ambos apaixonados pela mesma menina. A solução da questão está nas mãos de Mateus, um jovem cientista amigo deles. https://www.youtube.com/watch?v=GQTd_qMr9bs

Já o curta Horta aborda o drama de uma garotinha que está com a mãe doente e junto com os amigos decide invadir a horta da dona Selma para pegar cebolinha e fazer uma sopa para mãe. O fato que é a horta tem um espantalho vestido com as roupas do falecido marido de Selma e o local a fama de ser amaldiçoado. https://www.youtube.com/watch?v=qVxJGdVmBTQ

Meteoro se baseia no fragmento que caiu no bairro e Orlando descobre um poder que vem do espaço. https://www.youtube.com/watch?v=Pwqt3CwfHQU

Para Cristiano Barbosa, coordenador do projeto Trakinagem, essa conquista é o reconhecimento da criatividade e talento dos jovens cineastas e da dedicação das instituições de ensino envolvidas no apoio a projetos educacionais inovadores e dos patrocinadores. “Estamos lisonjeados pelo Trakinagem estar entre os filmes selecionados. Fico emocionado por ver o talento e a dedicação de nossos alunos sendo reconhecidos no cenário internacional do cinema e da educação. Espero que essa experiência inspire outros jovens a explorar a arte do cinema como uma ferramenta de aprendizagem e expressão criativa. Acredito que festivais como o EducAção são   oportunidades de celebrar a fusão de cinema e educação, destacando o protagonismo dos jovens cineastas e ao mesmo tempo reconhecendo o potencial educativo de projetos como o nosso”, afirma Cristiano.

“Quando soube que três curtas do projeto Trakinagem, que foi patrocinado pelo Instituto Algar, foram selecionados para o 1º Festival Internacional de Cinema e Educação, fiquei super feliz. Estamos nessa jornada há 21 anos e o que buscamos é gerar oportunidades de desenvolvimento para os alunos. E nas oficinas eles têm a possibilidade de desenvolver várias habilidades. Quando eles veem o que fizeram sendo reconhecido em um ambiente externo, por outras pessoas, acho que isso gera coisas positivas neles. O Trakinagem trabalha muito a questão da segurança. Os jovens conseguem se autoafirmar e acreditar no potencial que têm”, ressalta Carolina Toffoli Rodrigues, gerente do Instituto Algar.  

O projeto Trakinagem Cinema e Educação é patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela produtora O Sopro do Tempo e Governo de Minas Gerais, e oferece oficinas que visam iniciar estudantes na construção de narrativas com diferentes gêneros.

Sobre o Instituto Algar  

Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.   

Sobre a produtora O Sopro do Tempo  

Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 01 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas