Uberlândia Shopping recebe exposição inédita “Os Gigantes do Gelo’


Acervo com 25 esculturas que remetem ao período glacial pode ser apreciado pelo público, gratuitamente, a partir de 4 de agosto 

Entre os dias 4 de agosto e 15 de outubro, o Uberlândia Shopping receberá a exposição educativa inédita ‘Os Gigantes do Gelo’, com 25 imponentes réplicas de espécies pré-históricos que habitaram o planeta e foram extintos há 11 mil anos, quando ocorreu a última era glacial.  

Em tamanho real, criaturas como o mamute, rinoceronte-de-chifre-grande, urso-das-cavernas, macaco gigante, tatu gigante, tigre-dente-de sabre, crocodilo gigante, gambá, entre outros estarão à mostra pelos corredores do empreendimento.

Entre as preciosidades estará o mamute (Mammuthus), mamífero da mesma família dos elefantes, que foi extinto há mais de 10 mil anos. Eram considerados animais sociáveis, já que viviam em grupos. Suas presas de marfim, tromba e tamanho exuberante são suas principais marcas. Algumas espécies podiam alcançar 3 metros de altura e 3,5 de comprimento e pesar seis toneladas. 

Uma das feras que também chamará atenção do público é o urso-das-cavernas que viveu durante o Pleistoceno e seus fósseis foram encontrados em países da Ásia e da Europa. Ele pertence à subfamília Ursinae e o seu parente atual mais próximo é o urso-pardo. Em 2020, uma carcaça de urso-das-cavernas mumificado foi encontrada na Rússia. Esse é o único achado dessa espécie com preservação total dos tecidos moles, inclusive com o nariz ainda intacto. Posteriormente, um filhote de urso-das-cavernas bem preservado também foi encontrado. 

Outro animal gigante que comporá a exposição será o Crocodylus anthropophagus, imenso crocodilo que viveu durante o Pleistoceno na África. Ele pertence ao mesmo grupo que os crocodilos atuais, a família Crocodylidae, porém é maior do que os seus parentes atuais, ultrapassando os sete metros de comprimento. Seus fósseis foram encontrados na Tanzânia, em um local que também preserva muitos fósseis de outras espécies de hominídeos, como Paranthropus boisei e Homo habilis. Curiosamente, alguns desses fósseis de hominídeos possuem marcas de mordidas do Crocodylus anthropophagus. 

Quem também garantirá presença será o tigre-dente-de-sabre, com seus caninos extremamente avantajados e saltados para frente. Tinha 1,20 de altura nos ombros.  

Além das reconstruções realísticas de espécies, haverá uma ambientação especial, com iluminação cênica e recursos visuais, buscando reproduzir o clima da era glacial em diferentes pontos da mostra, com mais de cinco mil flocos de neves espalhados pelo centro de compras.  

Rica em detalhes, a exposição oferece à crianças e adultos a oportunidade de conhecer em tamanho real o que antes só se via nos livros e nos filmes. Painéis explicativos contento detalhes como altura, espécie, habitat e curiosidades sobre cada animal acompanham cada uma das réplicas. 

De acordo com Yan Marques, coordenador de Marketing do Uberlândia Shopping, com viés educacional e cultural, a exposição vai impressionar pela aproximação com a realidade. “As exposições são uma forma fascinante de imersão em diferentes temáticas e proporcionam uma experiência que cativa e traz informações, permitindo que as pessoas se conectem com diferentes períodos da história. Além de aprender e conhecer como eram esses animais, toda a família poderá ainda tirar fotos ao lado destes personagens encantadores”, afirma. 

A exposição é da King Eventos, empresa especializada em levar exposições temáticas para shoppings de todo o Brasil.

Sobre o Uberlândia Shopping 

Administrado pela Saphyr Shopping Centers, o Uberlândia Shopping é a porta de entrada das melhores marcas na região e referência em conforto, infraestrutura e sustentabilidade. Com 195 lojas distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área Bruta Locável, o empreendimento reúne as primeiras Starbucks, House of Samsonite, Richards e Leroy Merlin da cidade, além de contar com grandes âncoras como Centauro, Le Biscuit, Riachuelo, C&A e Renner, hipermercado Carrefour, uma Praça de Alimentação completa, três restaurantes especiais e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD.

Localizado na zona Sul, o Uberlândia Shopping é reconhecido pelas comodidades que oferece, como Espaço Família, Espaço Cliente, bicicletário e 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais. Inaugurado em 2012, o shopping center prioriza as práticas ESG desde sua construção, adotando políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Saiba mais em uberlandiashopping.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas