Entrevista Vitor Corrêa do Senac-DF



Quais foram as entregas do SENAC/DF em 2022?

O Senac-DF é referência quando se fala em educação, uma entidade pioneira e tradicional da capital da República. Em 2022, a instituição fez história. Foram várias entregas e metas cumpridas. Ao longo do ano, realizamos investimentos importantes. Começamos também um plano de expansão das nossas unidades para o lado Norte da cidade, com a liderança do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

 Ainda em 2022, demos uma atenção muito especial ao Programa Senac de Gratuidade (PSG) – projeto que tem a missão de levar educação para as pessoas mais necessitadas, de forma gratuita: de janeiro a dezembro de 2022 o Programa Senac de Gratuidade no Distrito Federal recebeu matrículas de 26.766 alunos, em diversos cursos de qualificação profissional. As aulas foram realizadas nas sete unidades físicas do Senac e nas parcerias das ações móveis, em regiões de situação de vulnerabilidade social.

No dia 31 de outubro, fizemos também a mudança para uma nova sede administrativa, localizada em um prédio totalmente inovador e amplo, na 712/912 Norte. A instituição saiu de um espaço de 1,4 mil metros quadrados, que ocupava em um prédio alugado no SIA, para uma área de 18 mil metros quadrados; gerando ao Senac-DF uma grande economia com aluguel. Também levamos a nossa unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH) para uma unidade própria, na 903 Sul, onde ofertaremos cursos de gastronomia. Para isso, o local passou por uma reforma e recebeu 4 novos laboratórios, 1 câmara fria e outra congelada, além de uma área de recebimento e manipulação de alimentos. Foram diversos projetos pensando nos nossos alunos e na melhoria da qualificação profissional no Distrito Federal.


O que você pretende fazer no SENAC/DF em 2023?

Pretendemos ampliar ainda mais a oferta de cursos gratuitos para a população. Queremos também continuar com o nosso processo de reforma das unidades, com o intuito de oferecer a melhor estrutura para os nossos alunos. Um grande exemplo desse nosso esforço será a entrega, ainda em 2023, da reforma de ampliação da nossa unidade de Taguatinga, onde teremos um anexo para oferta de novos cursos.

Outro ponto, que vale destaque para o ano que vem, é o nosso novo modelo de aprendizagem de ensino para jovens aprendizes. Essa metodologia consiste em um dia de aula presencial no Senac-DF, associado ao conteúdo teórico flexível ministrado de forma remota e à prática de quatro dias na empresa. O Senac-DF também disponibilizará gratuitamente para os estudantes os uniformes e os materiais do curso. Antes, o aluno ficava muito na sala de aula, com uma carga somente teórica. Agora, com essa novidade, os alunos poderão aprender mais na prática, dentro das empresas. Esse conceito foi elaborado em decorrência das necessidades de mercado. Quanto mais estivermos conectados com os empreendedores, mais certeiro seremos, ajudando na qualificação de mão de obra para o mercado e, consequentemente, a retomada da economia do Distrito Federal, após o longo período de crise. Inclusive, as vagas já estão abertas em nosso site: www.df.senac.br.

Modernizaremos também a nossa oferta de cursos, sempre acompanhando as tendências do mercado. Na área de moda, por exemplo, lançaremos os cursos de Costura Criativa, Moda Pet e Análise de Coloração Pessoal. Já no segmento de beleza, os lançamentos serão dos cursos de Brow Lamination e Lash Lifting; Design de Corte Feminino - Técnicas Avançadas; Maquiagem para Pele Negra e Técnicas Básicas de Maquiagem. Vamos manter também o curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais, que começamos em 2022 e foi um sucesso.

O Senac conta ainda com uma Faculdade de Tecnologia e inovação, que neste ano completou 15 anos de existência, se consolidando como uma das mais importantes instituições de ensino da capital do País. Para 2023, estamos preparando a oferta de novos conteúdos voltados à tecnologia e inovação, como o de realidade virtual, por exemplo. Também está planejado, para o ano que vem, novos cursos de extensão em nível superior, que ofertam aos alunos qualidades específicas de mercado, principalmente na área de Tecnologia e Inovação. Além disso, novos equipamentos estão sendo adquiridos.

Já na questão de sustentabilidade, fechamos um contrato para implementar em 2023 um sistema fotovoltaico em três unidades da instituição: Sede, localizada na Asa Norte; Taguatinga e 903 Sul – com espera de redução de até 95% nos custos da energia elétrica nesses locais.


Como você observa o relacionamento do SENAC-DF com o governo do Distrito Federal?

O Sistema Fecomércio-DF, como um todo, é um grande parceiro do GDF. O Senac-DF, por ser um braço de educação profissional, busca auxiliar o governo com projetos nesse âmbito. Em 2022, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o Senac ofertou cursos técnicos dentro do Novo Ensino Médio - um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permite ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Foram matriculados 380 alunos em 19 turmas nos cursos Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Secretariado.

No mês de dezembro, em reunião com a Secretaria de Educação, o Senac-DF apresentou proposta com o intuito de fortalecer a oferta desses cursos, ampliando para 15 cursos técnicos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gastronomia e Turismo, Economia Criativa e Gestão, já a partir de 2023.

Estamos preparados para esse desafio - queremos incrementar nossa participação no Novo Ensino Médio, em áreas importantes para a economia local, como TI e Gastronomia. Nossa intenção é ofertar todo esse leque para os alunos. Temos um horizonte de oportunidade com essa parceria junto à Secretaria de Educação. Podemos, por exemplo, construir laboratórios de gastronomia nas escolas e receber esses estudantes em nossas unidades. Deste modo, o aluno terá uma noção de mercado muito maior e pode oportunizar isso para o seu futuro profissional.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas