HEF recebe equipe do Hospital Sírio-Libanês

 Pela terceira vez os profissionais vistam o hospital para acompanhar o projeto Lean que busca estratégias de melhorias nas Emergências 


O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás com gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, recebeu nos dias 17 e 18 de abril a terceira visita técnica do Hospital Sírio-Libanês para acompanhamento do projeto Lean nas Emergências. O Sírio-Libanês faz parceria com o Ministério da Saúde, em São Paulo, recrutando novos hospitais públicos e filantrópicos em todo o país a fim de instaurar melhorias no atendimento e serviços prestados à população.

Desde janeiro deste ano, o Lean nas Emergências vem beneficiando os processos, as equipes e os pacientes do HEF. Na fase de implementação do projeto, o hospital recebe visitas quinzenais presenciais de dois consultores do Sírio-Libanês e acompanhamento remoto a cada semana. O monitoramento será ao longo de cinco meses para a entrega de planos de ação.

A terceira visita contou com a presença dos representantes de cada área da unidade (enfermarias, UTIs, CME, NIR, qualidade, SADT, hotelaria, limpeza e equipe multiprofissional), e teve como objetivo habilitar a equipe na utilização do diagrama de espaguete - ferramenta que identifica oportunidades de melhoria propondo um plano de ação para mudanças do layout físico do pronto-socorro e processos assistenciais.
 
O objetivo do projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Esse princípio visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. O projeto é baseado em tempo e valor para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Para a assistente administrativa do HEF e responsável pela organização do projeto, Talita Monteiro, o projeto Lean tem agregado muito na rotina dos colaboradores proporcionado conhecimento para toda equipe da unidade, otimizando a forma de trabalhar e os planos de ação. “Nossa busca é pela melhoria contínua do fluxo de trabalho na emergência do hospital, que garantirá agilidade nos atendimentos, menor tempo de permanência no pronto-socorro e maior giro de leitos de internação, promovendo mais segurança na assistência e promoção do melhor ambiente de trabalho para os colaboradores", afirma ela. 

A próxima visita técnica do Hospital Sírio-Libanês na unidade de Formosa está agendada para os dias 2 e 3 de maio.

Assessoria de Comunicação
Sthefane Silva – sthefane.silva@ecco.inf.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas