‘De Vento em Popa’ interpreta grandes nomes da MPB no dia 24 de março

Grupo instrumental leva repertório de grandes nomes da música brasileira ao palco do CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. A entrada é gratuita


Foto: Renato Santos.

Tradicional grupo musical de Brasília criado em 1997, o De Vento em Popa é a próxima atração do projeto Sextas Musicais, no palco do CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906 Sul. A apresentação, recheada de canções de grandes nomes da música popular brasileira, será no dia 24 de março, às 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

No repertório do show, estão nomes consagrados do cenário musical nacional, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Milton Nascimento, entre tantos outros. Tudo ao som das flautas que deram início ao De Vento em Popa, incrementadas pelos instrumentos que, ao longo da trajetória do grupo, foram incorporados ao elenco, como o violão, o baixo, o piano e a percussão.

O grupo sempre valorizou a música popular e erudita brasileiras, interpretando diferentes estilos: choros, bossa nova, baião, jazz, samba e canções de diferentes regiões do Brasil. O repertório também tem espaço para composições originais, contribuindo para não apenas preservar e divulgar os compositores consagrados, mas abrir novos horizontes e perspectivas de atuação cultural.

Para melhor explorar o vasto repertório que a música brasileira oferece e adaptar as músicas para a formação do De Vento em Popa, o grupo buscou arranjadores e compositores brasileiros, o que permitiu a valorização, também, dos trabalhos dos mesmos, principalmente os que residem em Brasília.

Os arranjadores e compositores que trabalham em parceria com o grupo têm estreita ligação com o cenário cultural brasiliense: Elenice Maranesi, maestro Roberto Farias, Paulo André Tavares, Joel Barbosa, Umberto Freitas, Luiz Duarte, Lincoln Andrade, Lucas de Campos e Carlos Galvão, entre outros.

Por sua reconhecida importância, o De Vento em Popa tem um vasto currículo de apresentações nos mais importantes espaços de Brasília, como: Clube do Choro, Casa Thomas Jefferson, Teatro Nacional Claudio Santoro, Livraria Cultura, Espaço Cultural Renato Russo, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Sala Funarte, entre outros espaços da cidade.

Em 2018, a convite da École de Musique de Danse et de Théâtre de L'Agglomération Elbeuvienne, na França, o grupo realizou uma série de apresentações e oficinas, durante a I Semana de Música Brasileira. Realizou, também, um concerto em Rouen, na Le Magasin de Musique Eric Gervais.

Em 2019, duas apresentações tiveram grande destaque: no dia 21 de junho, a convite da Embaixada da França, o grupo se apresentou na Fête de la Musique, realizada no Lycée François Mitterrand – Brasília, e no dia 27 de novembro, fez uma apresentação no Clube do Choro de Brasília em comemoração aos 22 anos do grupo e de sua parceria com a pianista, compositora e arranjadora Elenice Maranesi.

Após dois anos de pandemia, com as apresentações presenciais interrompidas, em 2022 o grupo voltou para os palcos. O grupo De Vento em Popa desenvolveu o projeto "Ventos Brasilienses" realizando apresentações didáticas nas escolas públicas do Distrito Federal. Em outubro, o grupo também participou da apresentação em Homenagem a Elenice Maranesi, A Arquiteta da Música, realizada na Casa Thomas Jefferson.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos

Ao longo de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Idealizado desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, o centro binacional iniciou suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul. Desde então, se mantém fiel ao seu Estatuto e ao compromisso com a sociedade na promoção, produção e apresentação de eventos culturais de alta qualidade gratuitamente para a comunidade de Brasília.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o país.

Programa

Tom Jobim                Pato Preto / Arr. Elenice Maranesi

Egberto Gismonti            Loro / Arr. Luiz Duarte

Jacob do Bandolim            Assanhado / Arr. Luiz Duarte

Juarez Moreira             Valsa para Maria / Arr. Daniel Pantoja

Paula Zimbres            Açafrão

Hermeto Pascoal            O Ovo / Arr. Elenice Maranesi

Roberto Farias            Rapsódia Infantil/Caras Sujas

Elenice Maranesi             Poça D'Água

L.Gonzaga e H.Teixeira        Qui Nem Jiló / Arr. Elenice Maranesi

Dorival Caymmi            Medley / Arr. Elenice Maranesi

Tom Jobim                Águas de Março / Arr. Elenice Maranesi

Edu Lobo e Chico Buarque    Beatriz / Arr. Elenice Maranesi

Elenice Maranesi            Pé de Pequi

Edu Lobo                Corrupião / Arr. Luiz Duarte

Egberto Gismonti            Tá Boa Santa / Arr. Elenice Maranesi

Cláudio Nucci, Mú, P.Tapajós    Sapato Velho / Arr. Elenice Maranesi

Milton Nascimento            Bola de Meia Bola de Gude / Arr. Elenice Maranesi

 

Serviço

Evento: Sextas Musicais com público presencial e transmissão ao vivo

Grupo De Vento em Popa
Elenco:

Madelon Anselmo Guimarães, flautista, diretora artística e produtora; Alessandro Borges Cordeiro, violonista; Ana Cândida Gobbi, pianista; Bruno Caselato, baterista; Francisco Abreu, percussionista; Henrique Pamplona, flautista; Larissa Martins Barros, flautista; Maressa Magao, flautista; Osmar Oliveira, contrabaixista; Talita Varela, flautista.

Data: 24 de março, 20h

Local: CTJ HALL - Casa Thomas Jefferson - SEP-Sul 706/906

Entrada gratuita

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas