Instituto YoGamers do Bem forma primeira turma de Moderadores de Chat



Transformação sociocultural e inserção no mercado de trabalho. Na última sexta-feira (8), o Instituto YoGamers do Bem, do gamer Felipe "YoDa" Noronha, formou a primeira turma do curso de Moderadores YGB, fechando o primeiro semestre com chave de ouro e cumprindo mais uma etapa em seu projeto de inclusão tecnológica e conhecimento ao universo gamer para jovens de escolas públicas na grande BH.

Na ocasião, Gabriel "Amendoim" Zambaldi, líder de comunidade do Grupo SehLoiro, que atua como voluntário do Instituto YoGamers do Bem, foi o responsável por entregar o diploma aos alunos. "A integração e a oportunidade para ingressar no mercado de trabalho são algumas das grandes recompensas que temos e que vemos nos jovens que participaram do curso. Estar neste momento tão importante para eles é uma experiência de vida. Eu aprendo muito mais do que ensino. Um momento que me cura e que vou levar por toda a vida. Nosso primeiro semestre foi bem assertivo, já que, daqui para frente, os participantes poderão ingressar no mercado de trabalho mais preparados", ressalta Amendoim.

As aulas do projeto foram ministradas na Faculdade Pedro Leopoldo que, neste ano, passou a ser uma nova casa para a iniciativa. O Instituto YGB já formou 77 alunos nos últimos anos e, em dezembro, projeta formar mais 120 crianças. A metodologia de ensino, desenvolvida pela responsável técnica e especialista Adriana Noronha, sócia e vice-presidente do YGB – é baseada em três pilares: Social, Educacional e Laboral (novas profissões relacionadas às áreas de Games e Tecnologia).

No fim de março, o Grupo SehLoiro firmou parceria inédita com a Riot Games Brasil, levando a "Moderação SL" para o chat de seus campeonatos – CBLOL, CBLOL Academy, VALORANT Champions Tour BR (VCT BR) e Wild Tour BR. A Moderação SL tem uma metodologia especializada e conta com uma equipe de profissionais dedicados integralmente à função, com mais de 20 colaboradores. Sua missão é trabalhar para acolher o público, atuando como o elo entre jogo/streamer/pro player e sua comunidade.

"Esse é apenas o começo de uma história muito especial e transformadora. Quem sabe esses alunos formados no Instituto YoGamers do Bem, no futuro, não poderão se tornar integrantes do time de Moderadores SL, dos campeonatos da Riot Games Brasil? Nós sempre priorizamos o desenvolvimento e a profissionalização da Moderação de Chat, que é essencial para o ecossistema do livestreaming, não só no Game, mas também em várias plataformas digitais de diversos segmentos." afirmou Adriana Noronha, sócia-executiva do Grupo SehLoiro e VP do YGB.

Para o estudante e participante do curso, Kaique da Silva Barbosa, de 16 anos, morador de Confins, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a qualificação oferecida pelo projeto YoGamers do Bem trouxe uma nova forma de ver o mercado de trabalho para quem quer apostar nesta área. Para ele, participar do projeto foi gratificante. "Foi uma experiência diferente, pois tive uma nova visão de mundo do game. Mas vi também como uma oportunidade no mercado de trabalho", disse. Já para Clara da Mata Medeiros, de 17 anos, também moradora de Confins, participar do curso foi uma espécie de descoberta, já que ela não sabia que existia a profissão Gamer. "Foi uma experiência legal, pois não sabia que existia essa ocupação e não tinha ideia da importância dela. Além disso, que há oportunidades de trabalho, por isso, foi muito interessante fazer parte do curso", completou a estudante.

Pais satisfeitos

De acordo com Marcia Naraci Matoso Silva, de 57 anos, aposentada, moradora de Pedro Leopoldo e mãe de um aluno, a matrícula do seu filho para a qualificação foi um incentivo importante para atuação no mercado de trabalho. "Soube do projeto através do meu filho, até porque, ele é apaixonado por jogos. Resolvi matriculá-lo, pois percebi que poderia ser uma forma de incentivo e claro, apoio para ele até no mercado de trabalho", disse. Já para Maria Aparecida Correa, de 49 anos, confeiteira e residente em Pedro Leopoldo, colocar o seu filho para participar da iniciativa foi uma escolha certeira. "Soube deste curso através da escola do meu filho. Assim, resolvi matricular ele pois abre muitos caminhos para o mercado de trabalho. Para mim este tipo de qualificação tem muita importância, pois cria possibilidade de trabalho, já que eles ainda são novos. Na minha visão, é uma coisa boa para o futuro dos jovens", salienta.

SOBRE O YOGAMERS DO BEM

O Instituto YoGamers do Bem é uma instituição sem fins lucrativos, com total comprometimento com a sociedade. Tem como objetivo principal promover a inclusão tecnológica, o conhecimento ao universo gamer e a transformação sociocultural de jovens matriculados em escolas públicas. O projeto nasceu inicialmente na empresa SehLoiro, fundada por Felipe 'YoDa' Noronha, streamer, atleta campeão brasileiro de eSports, empresário e um dos maiores empreendedores do mercado Gamer do Brasil.

Atualmente a sala gamer atende jovens de 10 a 17 anos, de ambos os sexos, residentes nos municípios de Pedro Leopoldo, Confins e alunos da Escola Sebrae.  As oficinas são realizadas na sala gamer estruturada na Faculdade de Pedro Leopoldo, com atividades complementares em horário extra-turno à carga horária escolar regular.

A ideia foi desenvolvida por YoDa, familiares, colaboradores, fãs e a comunidade gamer. Através do conhecimento e das oportunidades, é possível transformar a vida de inúmeras famílias. Com base nesses preceitos, o corpo diretivo do Instituto YGB é formado por YoDa (Presidente), Adriana Noronha (Vice-Presidente), pelo pai do streamer, Márcio Noronha (Diretor Operacional) e pelo avô, Marco Antonio Piller (Diretor Financeiro). As psicólogas Alessandra Dutra e Gabriella Machado são conselheiras fiscais. Os profissionais do segmento gamer que também compõe o Conselho são Yuri Freire (Presidente) e Eduardo Enrietti (Diretor).




Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas