Comper

Governo de Goiás prepara empresas de base tecnológica para mercado internacional

Inova Export tem como objetivo tornar empresas participantes mais competitivas, por meio de combinações de dados do mercado nacional e internacional 

 
Foto: Renato Santos.

O programa do Governo de Goiás, Inova Export, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Goiás (UFG) capacita empresas de base tecnológica para exportações. O projeto está na terceira etapa, do primeiro ciclo, e conta com a participação de 20 empresas para análise do modelo de negócios, produtos, serviços, processos, fluxo de caixa e viabilidade.

Em atividade desde outubro do ano passado, o Inova Export tem como principal objetivo inserir nos negócios a chamada Inteligência Competitiva, que é uma combinação de dados sobre o comércio nacional e internacional, que oferece vantagens de mercado. Na primeira fase, 200 empresas receberam capacitação para difundir a cultura exportadora. Depois, 40 empresas foram selecionadas para a segunda etapa, em que receberam matriz de mercado voltada à inovação e exportação. Atualmente, na terceira etapa, 20 empresas deverão seguir até o fim do primeiro ciclo, previsto para março de 2023.

Os integrantes atuais têm acesso às incubadoras de empresas, maturidade tecnológica, ideação e gestão de incubação, projeção do fluxo de caixa, análise de viabilidade econômica e análise do modelo de negócios, produtos e serviços. Além disso, a estrutura do programa é espelhada em políticas estratégicas, que unem pesquisa e missões comerciais internacionais, e já foram adotadas por outros países como Alemanha, Japão, México e Coréia do Sul.

De acordo com o titular da Sedi, Márcio César Pereira, o Inova Export adota medidas concretas para estimular as exportações. "Empreendimentos que se internacionalizam tendem a aumentar os conhecimentos tecnológicos e mercadológicos, melhoram o desempenho e, muitas vezes, tornam-se inovadores e, como consequência, ganham também uma grande capacidade competitiva no mercado doméstico".

O superintendente de Negócios Internacionais da Sedi, Alexandre César ressalta que a execução da Inteligência Competitiva é importante para redução de riscos e para fornecer maior percepção de mercado. "Nosso foco é em fazer o planejamento, direção, coletar informações e disseminá-las. A partir disso, teremos métricas que apontam para onde a empresa deve exportar e quem é um potencial comprador".

Um dos empresários integrantes do Inova Export é Eneias Borges, diretor de projetos da Francefarma, empresa produtora de cosméticos com nanotecnologia. "Me surpreendi positivamente. As pesquisas de mercado que recebemos, nos ajudaram a ter uma direção. Estamos na fase de diagnóstico e vejo que virão muitas orientações preciosas para o nosso projeto de exportação. Já queríamos lançar a empresa para o mercado internacional e com o Inova Export, temos a oportunidade de fazer isso de forma bem orientada, assertiva e sustentável".

Outra empresa participante é a Implanta IT Solutions, voltada ao desenvolvimento de softwares, especializada em inteligência de dados. Segundo o CEO da Implanta, Rômulo Prudente Filho, o programa deve auxiliar a empresa a consolidar a internacionalização com processos maduros. "Estamos confiantes que vamos aprimorar nosso processo tributário e nossas prospecções comerciais. Teremos parcerias bem consolidadas, clientes bem atendidos e operações lucrativas com geração de emprego e inovação para o Estado de Goiás".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas