Comper

Franquia de governança corporativa ganha espaço no Brasil

O novo ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), pesquisa produzida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), com apoio da Endeavor, rede formada por empreendedores que atuam em todo país, aponta Teresina (PI) em 60º lugar entre as 100 melhores cidades para se empreender no Brasil. Já na parte sul do Brasil, Criciúma, em Santa Catarina, se destaca como uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com a economia impulsionada pela exploração do carvão e atividades de indústria, pecuária e agricultura.

O que ambas têm em comum? A preocupação com a perenidade das empresas instaladas nestas localidades. Para colaborar neste sentido, dois empresários acabam de implantar franquias da GoNext Governança & Sucessão em Criciúma (SC) e Teresina (PI).

Mirian Sonai escolheu empreender em Santa Catarina pelo cenário: são mais de 90% das empresas com perfil familiar. “A governança corporativa tem sido cada vez mais buscada por empresas que querem estabelecer a gestão nas suas companhias e a profissionalização para futuras gerações. Temos no estado mais de um milhão de empresas ativas, incluindo os microempreendedores individuais”, destaca Mirian.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mais de 60% das empresas não têm um plano formal de sucessão, ou seja, muitos desafios para o avanço da governança no país. Mirian, que vem de uma trajetória de empresa familiar, assegura que acredita no papel da governança corporativa, nos empresários e nas empresas familiares.

“Por experiência em lidar com questões familiares, quando não existe senso de justiça e transparência na empresa é conflituoso e pode gerar marcas que duram muito tempo, algumas até irreparáveis. Por isso espero entregar aos meus clientes a confiança de uma equipe preparada para tornar a vida e a empresa cada vez mais próspera e com um futuro para os possíveis herdeiros e sucessores”, defende a parceira da GoNext em Santa Catarina.

No Piauí, Rafael Trajano de Albuquerque Rego compartilha dos mesmos valores de Mirian: o de levar a profissionalização para as empresas familiares. Teresina, assim como o resto do Brasil, tem a maioria das empresas formadas por grupos familiares, o que demanda uma assessoria especializada nos aspectos de governança e sucessão, a fim de perpetuar as atividades das empresas.

Advogado atuante nas áreas do direito empresarial, societário e planejamentos sucessórios, tem como objetivo, com a parceria firmada com a GoNext, proporcionar às famílias empresárias piauienses uma experiência completa nos projetos de sucessão e governança, com assessoria permanente e acompanhamento efetivo na implementação das soluções apresentadas.

“Esperamos poder, juntamente com a expertise da GoNext, oferecer ao mercado local um suporte especializado em projetos de governança e sucessão de empresas”, assegura o primeiro parceiro da região nordeste do país.

Ainda segundo levantamento do IBGC, no ano passado as empresas adotaram, em média, 54,3% das práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa, o que representa um aumento de 3,2 pontos porcentuais em relação ao ano anterior, em que a porcentagem média foi 51,1%. Pode parecer pouco, mas é o esperado de acordo com especialistas.

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 

  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas