Paciente do Hospital Estadual de São Luís ganha surpresa de aniversário

Colaboradores da unidade de São Luís organizam festa surpresa para paciente que estava internada há 14 dias
Durante o período de intervenção médica, o paciente fica em situação de vulnerabilidade física e emocional, além de estar longe de casa. Pensando nisso, o Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos - Dr. Geraldo Landó (HESLMB), preza sempre pelo conforto e bem-estar do paciente durante o tratamento. Como no caso da senhora Antônia Ferreira, que completou 61 anos no dia 28 de março e foi surpreendida pelos profissionais com uma comemoração.

O atendimento humanizado coloca como base a confiança, entre o paciente e equipe. Naturalmente, é comum florescer amizade com o passar do tempo, e durante a internação desta paciente, não foi diferente. A equipe de enfermagem teve a ideia de fazer uma surpresa de aniversário para a senhora Antônia, que segundo sua filha, tem o costume de comemorar junto da família todos os anos.

“Geralmente reunimos todos os filhos, nós somos em três, e comemoramos. No ano passado fizemos uma surpresa para ela com as comidas que ela mais gosta, pamonha, carnes e bolo. Não estávamos esperando que a  sua internação fosse durar tanto tempo e que ela passaria o aniversário ainda no hospital. Mas graças a Deus, encontramos pessoas muito boas no nosso caminho que não deixaram a data passar em branco”, explica Antônia Gildeneide, filha da paciente.

A paciente Antônia, mora no município Santa Rosa de Goiás e no início do mês começou a apresentar alguns sintomas, como tosse, dores abdominais e falta de ar. Após buscar atendimento na sua região, recebeu encaminhamento para a unidade. Antônia foi prontamente atendida pela equipe médica de São Luís e, com os resultados dos exames, o diagnóstico foi de inflamação nos pulmões – pneumonia. Por ser de idade, a paciente foi acolhida na enfermaria no dia 15 de março e iniciou o seu tratamento com drenagens, medicação e monitoração.

“Eu desconfiei de uma supresa no começo, as meninas corriam para todo o lado”, explica a Dona Antônia. “O que fizeram aqui, por mim, marcou o meu coração para sempre. Foi maravilhoso, uma emoção e tanto”, conclui.

Em um local aberto, a comemoração contou com bexigas, mesa enfeitada e com ajuda da filha, um bolo confeitado. Alguns colaboradores que fizeram parte da trajetória da Dona Antônia estiveram presentes neste momento tão especial. Assim como pacientes que compartilharam momentos durante a estada da paciente no HESLMB.

“Eu não pude estar aqui, mas pelas fotos que recebi, consegui sentir a felicidade dela. Sem contar no carinho de todos os profissionais com a minha mãe”, comenta a filha, Gildeneide.

Senhora Antônia recebeu alta na última segunda-feira (4), graças a ótima melhora em seu quadro clínico, e agora continua o tratamento apenas com medicação em casa, com a sua família. A passagem da paciente por São Luís marcou a história da unidade e demonstra a importância de realizar um acolhimento hospitalar diferenciado.

“Em São Luís, cada alta e recuperação nos impulsiona a reforçar nossos cuidados com as vidas que acolhemos. É um privilégio poder fazer parte de uma jornada tão linda, onde vemos o resultado de um trabalho em equipe que ficará para sempre na história do hospital, afirma Minéia Teixeira, diretora do HESLMB.
 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos
Texto: Dayelle Hadassa
Dayelle Hadassa - dayelle@ecco.inf.br 
Yasmin Bernardes - yasmin@ecco.inf.br 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas