Médica do Hetrin traz dicas para saúde da mulher

 

Profissional destaca importância de rotina saudável e acompanhamento médico anual

 

Imagem: Banco de Dados 

No mês dedicado às mulheres, a médica clínica geral Raquel Zorzetti de Sousa Pacheco, do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), destaca algumas orientações importantes relacionadas aos cuidados essenciais da saúde feminina que devem ser realizados diariamente e mantidos para uma melhor qualidade de vida. "O bem-estar da mulher é o resultado da atenção dada ao corpo, mente e alma. Criar uma rotina saudável com atividades físicas, leitura, dança e uma alimentação rica em nutrientes é fundamental.

O melhor meio para ter uma vida saudável é a prevenção. Ao longo dos anos as mulheres passam por várias mudanças físicas, emocionais e hormonais, o que exige um acompanhamento médico anual em todos esses processos. Manter exames de rotina para monitoramento como o autoexame das mamas, manchas de sol e pintinhas ajudam a detectar doenças como o câncer.

Raquel reforça que, para identificar mudanças no corpo e mente, é preciso que a mulher conheça a si mesma e fique atenta aos sinais físicos e comportamentais, identificando assim qualquer ação anormal que necessite de maiores cuidados.

“Nódulos na região das mamas, axilas e pescoço; sensação de desânimo, cansaço e indisposição sem motivo aparente; sangramento uterino fora do período menstrual ou após na menopausa; corrimento vaginal são exemplos de que algo não vai bem com o organismo”, explica Raquel. Segundo a médica, é fundamental também cuidar de fatores emocionais.

 

Dia da Mulher

 

Na última terça-feira, 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data comemorativa foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Símbolo da reivindicação histórica das mulheres para terem suas condições trabalhistas equiparadas as dos homens, simboliza hoje também a luta das mulheres contra o machismo e a violência.

 

A diretora da unidade, Vânia Fernandes, reafirma ainda mais a importância de incentivar a saúde da mulher nesse período. “Esse mês é muito importante para nós, não à toa que a campanha Março Lilás, que conscientiza a população sobre o câncer de colo uterino, foi elaborada para incentivar o autocuidado. Temos que nos manter atentas e buscar auxílio médico em qualquer sinal”, afirma.

 

“Aqui no Hetrin, 72,8% de nossos colaboradores são mulheres e nos preocupamos muito com a qualidade de vida e o bem-estar de cada uma delas. Por isso constantemente realizamos ações e campanhas de conscientização para incentivar o autoconhecimento e o autocuidado ”, finaliza.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas