Comper

Governador de Brasília conversa com comunicadores do MCB

Em diálogo direto, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recebeu hoje(20) pela manhã, no Palácio do Buriti, sede oficial do governo, um grupo de blogueiros da área política para um papo sobre suas ações e esclarecimentos gerais sobre a atuação do Governo de Brasília

A ação é organizada pela Assessoria de Comunicação do governo e tem apoio de vários grupos, dentre eles, o  Movimento de Comunicadores do Brasil - MCB, o Movimento dos Produtores de Conteúdo – MPC e a Associação Brasiliense de Blogueiros de Política -ABBP, presentes também neste novo momento de governar próximo das novas mídias.


Os blogueiros de política do Distrito Federal se reuniram com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta terça-feira (20), no Palácio do Buriti. No cardápio, pão de queijo, mamão, melão, banana e, principalmente, a divulgação das ações do governo.

Rollemberg abriu a reunião explicando as medidas impopulares que foi obrigado a tomar no início de seu governo por causa da crise econômica nacional e local. “Tive que cortar secretarias para diminuir os gastos. Mesmo herdando uma dívida estratosférica, investimos em abastecimento de água mais que o governo Agnelo em apenas 1 ano e 9 meses de gestão”, afirmou o governador.

A implantação das Organizações Sociais (OSs) dominaram a reunião. Apesar dos questionamentos feitos pelos blogueiros, Rollemberg foi enfático na defesa das OSs: “É a única forma de aumentarmos o atendimento básico”. Para ele, modelos desastrosos em outras localidades não justificam a não realização no DF. “Em estados como Pernambuco e Goiás deram certo”, justificou.

Sobre as organizações serem propícias a práticas corruptíveis, o governador explicou: “A corrupção, infelizmente, pode acabar existindo em qualquer projeto com o passar do tempo. Não podemos descartar algo benéfico para a população por causa disso. Temos é que corrigir erros que porventura possam surgir, e a Justiça deve punir quem comete delitos”.

O chefe do Buriti ainda reafirmou a realização de concurso público para professores até o final do ano.

Lei dos 10%

O governo pediu a reunião com os blogueiros, coincidentemente, uma semana antes da audiência pública na Câmara Legislativa do DF, marcada para o dia 28, destinada a debater o gasto com publicidade pelos Poderes Públicos do Distrito Federal. Trata-se da Emenda à Lei Orgânica nº 74, que teve origem na proposta apresentada pela deputada distrital Luzia de Paula (PSB), a qual alterou o § 9º, do art. 149 da Lei Orgânica do Distrito Federal, passando a destinar, no mínimo, 10% dos recursos destinados à propaganda e publicidade da Administração Pública local para contratação de veículos alternativos de comunicação comunitária impressa, falada, televisada e on-line.

Após o encontro com Rollemberg, os blogueiros participaram de outra reunião com a deputada Luzia, na sala de comissões da CLDF, visando tratar sobre os preparativos da audiência.

Mesmo sendo uma fiel correligionária de Rollemberg, a parlamentar não abre mão de verificar se a lei dos 10%, a menina de seus olhos, vem sendo cumprida pelos poderes executivo e legislativo. Além disso, a audiência deve abordar outros assuntos, como o relacionamento das agências de publicidade com os profissionais da mídia alternativa.

Blogueiros na reunião com o governador.

Polêmica descartada

Em nenhum momento, o governador entrou no mérito das polêmicas relativas aos blogs, que marcaram o início de seu mandato, quando, sem dar nomes, a classe foi chamada de “máfia” pelo então chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, gerando a ira de vários profissionais. Rollemberg preferiu se ater só às realizações de seu governo e a responder as perguntas feitas pelos blogueiros, sem entrar no assunto.

Abertura

Nos últimos meses, o governo vem dialogando bastante com os meios alternativos de comunicação, através das associações e movimentos que representam a categoria. Essa abertura se deve ao esforço concentrado do secretário de Comunicação Social, Luciano Suassuna, que trabalhou no portal IG, e reconhece a importância do jornalismo digital para a cidade.

Hábito comum

Encontros com blogueiros ocorrem em todo o país nos últimos oito anos. Presidentes, governadores e parlamentares sempre convocam a categoria para falar de seus trabalhos, ou quando querem apresentar algum material inédito, assim como acontece nas coletivas de imprensa com a grande mídia. 


Com Informações de Fred Lima presidente da ABBP e
André Falcão - Coordenador de Imprensa - MC

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas