Comper

Sonhos: como torná-los atingíveis?

Acredite nos seus sonhos e se organize para alcançá-los. Em síntese, esta é a dica do coach brasiliense Flávio Resende

Os sonhos, em geral, não precisam transitar apenas no campo das ideias. Eles podem – e devem – ser materializados. Mas como? Quais são tangíveis e realizáveis? Qual o primeiro passo a ser tomado? Quais devem ser descartados? Quando começar? O coach Flávio Resende, especialista em Life Coaching e Coaching Ontológico, defende que não existe sonho impossível, mas o primeiro passo, segundo ele, pode ser tentar entender o quão dispostos estamos para torná-los reais.

Acredite na beleza de seus sonhos

“Walt Disney sonhou em criar um mundo onde as pessoas voltassem a ser criança novamente. Ou pelo menos, se sentissem assim. Se escutássemos isso antes da Disney existir, provavelmente acharíamos que se tratava de um devaneio”, exemplifica Flávio Resende.

Os sonhos são do tamanho que somos capazes de sustentá-los. “Infelizmente, ao longo da vida, somos podados e desestimulados a sonhar. Há quem nunca tenha sonhado por medo”, diz o coach, emendando: “É preciso acreditar em nossos sonhos para ter coragem de dar o passo inicial”.

Cabeça nas nuvens, pés no chão

Há quem viva de sonhos e não materialize nenhum deles. Para Flávio, “a busca do equilíbrio faz sentido quando entendemos que uma coisa depende da outra: precisamos sonhar e também ter os pés no chão para dar os passos rumo ao sonho”.

Algumas pessoas têm dificuldade de chegar a resultados, mesmo depois de estabelecidos os objetivos. A barreira está, muitas vezes, em não saber a hora de parar (nem que seja momentaneamente) de sonhar e arregaçar as mangas. “Uma situação bem comum é não ter energia para pagar o preço pelo sonho. Afinal, os sonhos têm um preço. E o quanto dispostos estamos a pagar por ele?”, questiona.

Revise

Muitas vezes, com o passar no tempo, nossos objetivos mudam, e os sonhos não são mais os mesmos. O coach lembra que é importante, de tempos em tempos, se perguntar: “Isso ainda faz sentido para mim? O que mudou? O que pode ser diferente?”.

Seguindo esta linha de raciocínio, Resende provoca: “Você tem estado atento a sua caminhada e renovado os sonhos que já não possuem significado?”.

Oito dicas para sonhar e materializar

O coach aponta, ainda, as principais etapas de planejamento para alcançar os sonhos, de forma prática e eficaz:

1) Esteja aberto para sonhar e para o novo;

2) Aceite sair da zona de conforto;

3) Aprenda a lidar com os medos;

4) Sonhe, sem medidas;

5) Se encante com as benesses do sonho;

6) Enumere que caminhos são necessários para se chegar neles;

7) Não desista;

8) Mãos à obra. Vá e faça.

Não existe uma quantidade máxima de sonhos. “Isso castra nossa criatividade e capacidade de ir além do que julgamos ser possível”, defende Resende e finaliza: “Portanto, vá e faça”.

Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas