Comper

Entorno do DF será atendido por novas empresas de ônibus a partir de 2015

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

A ANTT afirmou que um chamado de emergência será publicado na próxima terça-feira (17/3) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Anapolina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O entorno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até que as licitantes comecem a atuar em 2015. A empresa que tiver veículos mais novos terá preferência.

A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte do Entorno nunca passou por licitação. "Eles começaram a circular e ficaram por decreto até 2008. De lá para cá estão atuando por contrato emergencial", explicou. Ela disse que a demora na abertura de licitação foi devido a estudos e análises técnicas.

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será feito para observar se rotas e horários estão sendo cumpridos. "As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os critérios de regularidade fiscal, devem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de itinerário", finalizou a diretora.

Em 2013, a ANTT emitiu 2,2 mil infrações, de todos os tipos, a empresas que atuam no Entorno. Neste ano, já foram emitidas 515 multas que variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

ANTT promete 220 ônibus em abril

Órgão regulador fará chamamento emergencial para atender cerca de 103 mil passageiros





Protestos só foram controlados com o uso de força policial


Após quase dez horas de protestos em três pontos da Saída Sul do Distrito Federal pedindo por melhorias no transporte público, ontem (17), a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), responsável pela regulamentação dos coletivos entre as regiões, afirmou que irá realizar um chamamento emergencial para tentar amenizar o problema. Este é o segundo protesto que interdita a principal rodovia que liga o DF ao estados do Sul e Sudeste do País.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, ainda esta semana, será criada uma Comissão de Fiscalização, formada por vereadores dos municípios e representantes da comunidade, para realizar uma fiscalização na Viação Anapolina (Vian), para depois fazer chamamento emergencial de uma nova empresa de ônibus que deverá atender à cidade dentro dos próximos 30 dias. O processo será semelhante ao que ocorreu em Planaltina-GO, e ao que está ocorrendo atualmente em Águas Lindas-GO.

A expectativa da ANTT é de que 220 ônibus entrem em circulação no início de abril. De acordo com a diretora do órgão, Ana Patrícia Lira, atualmente, 519 ônibus operam na parte sul do Entorno. Segundo ela, cerca de 103 mil passageiros utilizam as linhas de dia e volta na Saída Sul. “A expectativa é amenizar os problemas que têm ocorrido nos últimos dias.”

A Viação Anapolina (Vian) não foi encontrada para comentar sobre a fiscalização e nem sobre o ônibus incendiado na BR 040. Para o estudante de sociologia Marcos Nogueira, o transporte é uma reclamação antiga dos moradores da região do Entorno Sul do DF. “É uma situação muito difícil para quem precisa ir à Brasília para estudar.”

PROTESTO
Moradores bloquearam a estrada BR 040 em vários pontos, além da DF-290, próximo ao bairro Jardim Céu Azul, onde cerca de 300 manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar. Os policiais usaram bombas de efeito moral e jato d’água para conter a manifestação. Três suspeitos foram presos por depredarem ônibus. Ao todo, 23 pessoas foram detidas.

As empresas de transporte que atendem a região sul do Entorno atuam com autorização especial concedida pela ANTT, pois os contratos não são renovados desde 2008.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas